O deputado Flaviano Melo (PMDB) recebeu, nesta quarta-feira(23), em seu gabinete em Brasília, Rodrigo Moraes e Francisco Guetti, integrantes do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), de São Paulo. Eles vieram agradecer a emenda alocada pelo deputado à instituição considerada de ponta no tratamento de câncer infantil (oncologia pediátrica). O Graacc recebe crianças acreanas para tratamento de alta complexidade, a maioria com estágio avançado da doença, o que requer um tratamento de alto custo.
Fundado há 23 anos, o Graacc mantém o IOP (Instituto de Oncologia Pediátrica) hospital de tratamento ao câncer infanto-juvenil. Através de convênio, desde de 1998, com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o IOP garante a pesquisa de ponta do câncer infantil (hoje seu principal foco) e recebe alunos para residência médica na área. Entidade privada sem fins lucrativos, o Graacc recebe cerca de 27 mil pacientes /ano para tratamento que pode durar de 2 a 7 anos. Para isto, a entidade mantém até escola móvel reconhecida pelo Ministério da Educação.
Segundo seus integrantes, o Graacc conta hoje com equipamentos de última geração sobretudo para tratamento do câncer ósseo infantil.A entidade estima, para o ano de 2014, um custo aproximado de R$ 85 milhões para sua manutenção e diz que está aberta para um trabalho em conjunto na área com qualquer estado da Federação. Para o deputado Flaviano, o trabalho realizado pelo Graacc, “ engrandece a medicina brasileira”.