O crime aconteceu na tarde de domingo (6), no Seringal Pacujá, distante um dia de barco, ou quatro horas de voadeira subindo o Rio Tarauacá sentido Jordão.
Devida à distância o crime somente chegou ao conhecimento da Polícia Militar na tarde de segunda-feira (7) e o corpo foi resgatado por policiais militares do 7º BPM de Tarauacá na manhã desta quarta-feira (9).
De acordo com informações um homem identificado pelo apelido de “Chico Periquito” discutiu com o vizinho de nome Adriano e durante a discussão “Chico” armado de faca desferiu um golpe em Adriano que com medo de morrer correu para a casa de Antônio Calixto, onde chegou pedindo socorro.
Ao ver o vizinho sangrando Antônio Calixto quis saber o que estava acontecendo quando viu “Chico do Periquito” armado com uma faca e tentando golpear Adriano.
Antônio Calixto tentou acalmar “Chico” e não permitiu que ele matasse Adriano o protegendo em sua casa.
Revoltado com a atitude de Antônio Calixto de impedir que ele (Chico) matasse Adriano, “Chico do Periquito” decidiu matar Antônio e desferiu um golpe profundo no vizinho.
Os dois filhos de Antônio, identificados pelos apelidos de “Pelado” 19 anos e “Zezinho” de 20 anos, ao ver o pai caído no chão se apossaram de um terçado cada um e partiram pra cima de “Chico do Periquito” que foi golpeado até a morte.
Segundo testemunhas os irmãos Calixto além de desferirem vários golpes no corpo cortaram o pescoço da vítima, abriram o peito e dilaceram o ombro direito.
Os policiais militares do 7º BPM conseguiram prender os irmãos acusados pelo crime bárbaro e conduziram o corpo até a cidade de Tarauacá parte da viagem dentro de uma rede em seguida de voadeira.