X

Aníbal diz que economia do Acre está comprometida e pede menos burocracia do Governo Federal

 O senador Aníbal Diniz (PT/AC) cobrou, na manhã de ontem, 4, durante seu pronunciamento no Senado Federal, mais apoio do Governo Federal no sentido de recuperar a BR-364 no trecho que liga Porto Velho a Rio Branco, assim que as águas do Rio Madeira baixarem.

 O senador disse que é necessário esquecer a burocracia, pois o caso necessita de atenção especial, e os acreanos não se podem esperar. De acordo com ele, o Estado precisa desta rota para manter suas relações com outras regiões do país.

“Sem a compreensão de que se trata de uma situação de absoluta excepcionalidade, os burocratas de Brasília podem querer tratar do assunto dentro da normalidade, com a espera de sempre. É preciso uma ação emergencial para volta à normalidade do tráfego, sob pena se estender o sofrimento da população por muito mais tempo”, reafirmou o senador petista.
Aníbal Diniz destacou que, mesmo com os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para garantir o abastecimento na região, por via terrestre, ainda não tem sido suficientes para suprir a demanda.

 O Rio Madeira em trechos da BR-364 chegou a 1,70 m de lâmina de água sobre o pavimento, dificultando a trafegabilidade que foi reduzida para menos de 40 veículos por dia. Aníbal afirma que a economia do Acre está comprometida.

“É uma situação extremamente grave para a população e a funcionalidade do sistema econômico do Acre”, ressalta Aníbal Diniz.

 Diniz explicou a crise, exemplificando, com a baixa arrecadação em impostos pelo Estado, devido ao menor índice de entrada de mercadorias. Segundo ele, em março de 2013, o a Fazenda estadual arrecadou o equivalente a R$ 1,2 bilhão. Comparando esse período com março deste ano, houve uma redução significativa na arrecadação, que foi de R$ 700 milhões apenas.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: