Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanidade no Alto Acre

Todos os anos o senador Jorge  Viana faz questão de fazer  revistas que prestam conta de sua atividade parlamentar. É uma maneira, junto com outras, de dar transparência ao seu mandato e também de aprofundar questões relevantes que estão em debate no Congresso Nacional e afetam, de uma ou outra maneira, o Acre.

Assim, a primeira revista, chamada “Grandes Temas”, trouxe discussões sobre reforma política, royalties do petróleo, defesa civil, código florestal, entre outras. Cabe ressaltar que sobre cada um desses temas de fundo, o senador promoveu também seminários e audiências públicas abertas ao público de modo a ouvir os pensamentos e sentimentos dos acreanos e assim representá-los com mais profundidade nos debates ocorridos no Senado Federal.

Já na segunda revista, denominada “A política da simplicidade”, as questões levantadas pela aprovação do Código Florestal e pelo início do debate para a revisão do Código Penal, tiveram destaque. Mas a revista tampouco descuidou de outros temas relevantes para o Acre, como o alto preço das tarifas aéreas, a participação do Acre na Rio +20, ações para o desenvolvimento sustentável do Estado, etc. Além de valorizar o que de bom está ocorrendo em todos os municípios acreanos.

Faz pouco mais de um mês desde que o senador lançou em Rio Branco sua terceira revista, num bonito e emocionante evento realizado na Casa dos Povos da Floresta, um local bem de acordo com o espírito da publicação. Há poucos dias atrás o senador fez a entrega da revista à população dos municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

Dando continuidade a essa ação, o senador Jorge Viana lançará neste sábado, 17, nas cidades de Xapuri e Brasiléia, a revista em que presta contas de seu mandato em 2013e destaca o sentimento de “acrea-nidade”, presente em sua trajetória política desde que foi eleito prefeito de Rio Branco, em 1992. Como governador a partir de 1999, em dois mandatos, Jorge promoveu grandes transformações no Estado, que tiveram como pano de fundo o sentimento de acreanidade e florestania, colocando o Acre na linha de frente da sustentabilidade nacional.

Na capa da revista, Jorge e o ex-presidente Lula aparecem juntos, sob o título: “Acreani-dade – o tempero e a força dos povos da floresta”. Aparecem também na publicação, os novos diálogos estabelecidos pelo senador nas redes sociais, as manifestações populares de julho e suas repercussões, bem como textos sobre acontecimentos relevantes da bela história das lutas acreanas, entre muitos outros assuntos.
Acompanhado pelo senador Aníbal Diniz, também do PT, e assessores, Jorge Viana estará emXapuri pela manhã e fará o lançamento da revista no restaurante da Pousada do Garrinha. Nesse mesmo local, em setembro do ano passado, o senador criou o primeiro dos Conselhos do Mandato com a participação de estudantes, donas de casa, comerciantes e lideranças comunitárias e políticas. A revista traz, inclusive, uma reportagem de oito páginas sobre o encontro.

Em Brasiléia, o lançamento da revista Acreanidade está previsto para 11 horas na Pousada da Floresta, para lideranças políticas, sindicais e comunitárias locais, e também de Epitacio-lândia e Assis Brasil.
Finalmente, o senador deverá ainda visitar o abrigo de acolhimento da regional do Alto Acre, onde se encontrará com o haitiano Jarlens Volt Augusts, de 15 anos, em situação aflitiva: o jovem está só, sem os pais que ficaram no Haiti. Sem documentos, ele espera por atendimento diferenciado que o ajude a se manter no Brasil, estudando e trabalhando. Jorge Viana está sensibilizado com sua situação e quer saber como ajudá-lo.

Sair da versão mobile