Considerado um dos eventos mais representativos da cultura popular junina na Capital, a oitava edição do “Circuito Junino de Rio Branco” realiza sua primeira etapa nesta sexta-feira, 30, na Praça Joaquim Macedo, no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco, com a escolha da Rainha Caipira, a partir das 18h30. O evento segue sua programação no sábado, 31, e 1º de junho, domingo. A realização é da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), com o apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), da Prefeitura de Rio Branco e Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
Dez quadrilhas juninas filiadas a Liquajac participam do concurso, que contará também com a apresentação de grupos convidados como a quadrilha junina gospel “Labaredas de Fogo” e dois grupos da Terceira Idade.
“O Circuito é um concurso municipal criado para tentar suprir a falta de arraiais nas comunidades da Capital. Hoje é um evento de grande dimensão que faz parte do Calendário Junino de Rio Branco. O projeto também gera renda para as comunidades”, comenta Cimar dos Santos, presidente da Liquajac.
O ‘Circuito Junino’ apresenta uma programação de atividades de festejos juninos que circula por quatro bairros de Rio Branco. A segunda etapa será nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Centro da Juventude (Ceja) do Aeroporto Velho; em seguida nos dias 13, 14 e 15, na praça principal do bairro Cidade Nova, e encerra nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no Centro de Tradições Populares no Quadrilhodromo, no Parque do Tucumã.
“É muito importante apoiar projetos que trabalham a cultura popular na própria comunidade. Significa fomentar processos culturais de conhecimentos que pulsam e brotam nesses lugares, garantindo o acesso aos bens culturais”, comenta Karla Martins, presidente da FEM. (Rose Farias / Assessoria FEM/ Foto: Val Fernandes)