Os artigos como perfumes, roupas e calçados são preferência de 49% nas compras dos acrianos para esse Dia das Mães. Na sequência, aparecem óculos de sol, estojo de maquiagem, batom e flores.
Os dados constam na pesquisa realizada pela Fecomércio/AC através do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), com 396 entrevistados em Rio Branco, entre os dias 22 e 30 de abril.
A pesquisa concluiu que 79% da população consideram o Dia das Mães como dia especial para o calendário civil. Apesar de fatores econômicos restritivos como inflação e taxas de juros, a maioria das mães acrianas vai receber presentes, já que 72% dos entrevistados expressaram desejo em homenageá-las.
Ainda de acordo com o levantamento da Fecomércio/AC, 20% dos acrianos devem gastar até R$ 50 para homenagear as mães na data. Apenas 2% estão dispostos a gastos acima de mil reais para este dia.
Dos locais de preferência dos consumidores, o shopping center é destacado por 36% deles. Outros 28% vão comprar nas “lojas de rua”. A pesquisa demonstra que 57% com expectativa de consumo pagarão suas compras na modalidade “à vista”. Já 25% irão parcelar os pagamentos sem juros.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Leandro Domingos, o Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para as vendas do comércio. “Neste ano, apesar da crise que a população enfrentou com a enchente do Rio Madeira, projetamos um crescimento nas vendas em relação ao ano passado”, avalia Domingos. (Ascom Fecomercio/ Foto: Odair Leal/ A GAZETA)