Prefeito confirma em Brasília: novo Barral Y Barral começa a ser construído em maio no Tangará

Novo Barral terá 3 andares para ampliar o atendimento
Novo Barral terá 3 andares para ampliar o atendimento

O prefeito Marcus Alexandre reuniu-se nesta quarta-feira, 30, com gestores do Ministério da Saúde para debater a construção do novo Centro de Saúde Barral Y Barral, que não será mais na Estação Experimental e sim no Conjunto Tangará, em terreno da Prefeitura de Rio Branco. A proposta arquitetônica consta da construção de um edifício de três andares ampliando-se o espaço de consultas com novos consultórios, salas de exame e hall de espera climatizado. Será uma unidade com capacidade para atender pelo menos 600 pessoas todos os dias. “As obras começam em maio porque já estão licitadas”, informou o prefeito, reafirmando que o Barral será a maior unidade de atenção primária em saúde do município.

O centro de saúde Barra Y Barral é uma unidade de referência não apenas para os moradores da cidade, mas principalmente para a população rural. Milhares de pessoas recorrem a ela todos os meses em busca de consultas, exames, tratamento. A unidade contará com todas as ações básicas de saúde na comunidade, incluindo uma sala de observação e consultório de oftalmologia. A obra inclui a construção de novas salas e ambulatórios, climatização de todos os espaços internos e outras ações.

“É uma grande obra”, frisa o prefeito. Serão investidos cerca de R$ 5,1 milhões em recursos do Governo Federal com a devida contrapartida do Tesouro Municipal. Quem procurar essa unidade irá encontrar ambientes e serviços como recepção, espera climatizada, farmácia, escovódromo, sala de coleta, laboratório, sala do educador, sala de nutricionista, recursos humanos, coordenação, administração, neonatal, sala de nebulização, sala de vigilância epidemiológica, copa, depósito de material de limpeza, almoxarifado, sanitários feminino e masculino, portadores de necessidades especiais; sanitários para funcionários, sala de medicação e observação, sala de suturas e curativos, expurgo, esterilização e distribuição, consultório de pediatria, consultórios de clínica médica, dois consultórios de enfermagem, consultórios odontológicos com várias cadeiras, um consultório de psicologia, entre outros.

Sobretudo, a construção do novo Barral é resultado da parceria com os governos federal e estadual que ampliou e fortaleceu a política de descentralização de recursos e gestão na saúde.

Ações – Várias ações e obras estão em andamento para melhoria do sistema de saúde pública em Rio Branco e a construção do Barral Y Barral se soma ao trabalho que vem sendo realizado pela gestão de Marcus Alexandre em todas as regionais de Rio Branco. A obra prioriza – assim como todas as demais – o acolhimento dos pacientes com salas de espera amplas e climatizadas. O fluxo interno de pacientes e funcionários será otimizado e os ambientes serão redimensionados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde.

O Barral Y Barral experimentará a nova proposta estética adotada para todas as unidades, através da padronização dos materiais de acabamento, cores e elementos externos, independente do tamanho ou da localização da unidade no município. (Ascom PMRB/ Foto: Ilustração)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation