Há um ano, o SESI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, através da Vigilância Epidemiológica, lançou o Projeto de Investigação e Prevenção das Hepatites Virais e DSTs, idealizado inicialmente para atender às empresas do Setor Madeireiro da indústria acreana. Porém, devido à grande procura por este serviço, o projeto passou a atender empresas dos mais variados setores.
De acordo com Luana Ugalde, consultora técnica do SESI, que coordena a execução do projeto, o objetivo é sensibilizar cada dia mais os trabalhadores a aderir à campanha e cuidar da saúde. “Sabemos que os trabalhadores possuem pouco acesso a ações e programas voltados para a prevenção de doenças, e o diagnóstico precoce garante uma melhor qualidade de vida, além de quebrar o ciclo de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis”.
O projeto, que se estende até agosto deste ano, já atendeu 32 empresas e 1061 trabalhadores, com atividades educativas e preventivas, ações diagnósticas e distribuição de preservativos. “Nós iremos investigar casos de hepatites B e C, sífilis e HIV. São testes rápidos, em 15 minutos já sai o resultado. E também é muito importante lembrar que o uso do preservativo diminui os riscos de contrair e transmitir as doenças”, ressaltou Ugalde. (Texto e foto: Ascom Sistema Fieac)