Em meio às comemorações dos 66 anos de criação do Estado de Israel, trago da Terra Santa para o Brasil a minha mensagem de amizade e um desejo profundo de cooperação e prosperidade com os brasileiros. Ambos os países possuem, em sua essência, os mesmos valores democráticos, são movidos pela diversidade cultural, pela diversidade religiosa, pela busca pela paz e pelo acolhimento às minorias.
A cada ano mais brasileiros visitam Israel. Os visitantes vão em busca dos lugares sagrados na terra que é o berço das principais religiões monoteístas do mundo (catolicismo, judaísmo e islamismo). De olho nesse crescimento, o Ministério do Turismo israelense tem como meta levar 140 mil brasileiros a Israel neste ano.
O turismo é apenas um dos pontos na relação entre os dois países. Vale lembrar que o Brasil participou e acompanhou de perto o berço da criação de Israel, quando o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia Geral da ONU, em 29 de novembro de 1947, que reconheceu nosso país.
Hoje, o Brasil é o maior parceiro comercial de Israel na América Latina. O comércio bilateral gera U$ 1,5 bilhão, e é grande o interesse de empresas israelenses no mercado brasileiro. O desafio é dobrar o intercâmbio comercial e chegar aos US$ 3 bilhões ou até mais nos próximos anos.
Nosso país importa produtos em grande escala, o que faz do mercado israelense um grande atrativo para empresas do Brasil. Por outro lado, nossas técnicas e produtos agrícolas, como também nossa biotecnologia são alguns dos exemplos da presença israelense no Brasil. Desde a década de 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido nordestino, por meio da difusão de técnicas de irrigação.
Queremos ainda mais ampliar a cooperação com o Brasil, compartilhando conquistas nos campos da segurança, tecnologia, produção de alimentos, entre tantos outros.
Levando em conta as relações de amizade e cooperação entre os dois países, podemos e desejamos fazer parte da trajetória brasileira rumo ao sucesso. Somos diferentes em tamanho territorial, mas similares em inovação e criatividade.
Estamos muito felizes com o dia 14 de maio, aniversário de nosso país, e desejamos que em um futuro próximo Israel alcance tudo o que mais almeja e necessita: a paz.
* Alon Lavi é primeiro-secretário da Embaixada de Israel no Brasil.