Academia Acreana de Letras planeja centenário de JG de Araújo Jorge

Membros da Academia Acreana de Letras se reuniram na manhã de ontem, dia 7, na sede da instituição para tratar sobre a programação de comemoração do centenário do escritor acreano José Guilherme de Araújo Jorge, que ocorrerá no próximo dia 20 de maio. A ideia é promover um dia cultural com recitação de poesia e exposição da obra do autor.

Para a professora Robélia Fernandes, integrante da Academia Acreana de Letras, o momento servirá para apresentar o escritor ao público acreano. Ela frisa que a obra de JG de Araújo Jorge poderia estar nas bibliotecas das escolas do Estado. Entretanto, o número de exemplares disponíveis são quase inexistentes.

“Considero trazer à tona um nome quase desconhecido. Eu ainda não encontrei sua obra disponibilizada nas bibliotecas das escolas. Aqui, hoje, começamos um resgate dessa obra”, disse Robélia Fernandes.
Já o presidente da Academia Acreana de Letras, professor Clodomir Monteiro, disse que a obra literária de JG é plural. Segundo ele, a obra aborda diferentes aspectos da psicologia humana. Segundo o presidente, mesmo tendo um lado lírico, JG de Araújo Jorge nunca deixou de relatar os acontecimentos da época.

“Ele foi um escritor que participou ativamente da vida social. Para se ter ideia, ele foi o primeiro a criar um grêmio dentro do curso de Direito no país. Ele nunca deixou a sua preocupação com o lado social”, relatou.
Clodomir Mesquita, que também é membro da Academia Acreana de Letras, lembrou as principais obras do autor tarauacaense. Segundo ele, ‘Um besouro contra a vidraça’ é uma das suas principais obras.
Outra ideia dos membros é reunir pessoas que têm em mãos obras do autor para lembrar a data e divulgar a obra do autor, no Estado, uma vez que JG é conhecido no Brasil.

A ênfase no centenário do escritor JG de Araújo Jorge faz parte do aniversário de 75 anos da Academia Acreana de Letras. Um projeto que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural Elias Mansour (FEM).

Assuntos desta notícia


Join the Conversation