A primeira Marcha da Cidadania LGBT, promovida pela Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac) será realizada neste sábado, 17, no Dia Internacional Contra a Homofobia. A concentração do movimento será às 14h na Rua Rio Grande do Sul, Centro, em frente ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e termina no Novo Mercado Velho.
O evento tem a intenção de alertar sobre o preconceito e violência física e moral que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais sofrem em todo o país. O movimento ganhou força após o assassinato de Adriano Lima que foi encontrado morto em seu apartamento, no dia 5 de maio, com várias facadas. Uma das possibilidades levantadas pela polícia foi latrocínio (assalto seguido de morte). Já a Associação dos Homossexuais do Acre suspeita que o crime tenha motivações homofóbicas.
O presidente da Ahac, Germano Marino, o movimento também visa reivindicar a aprovação de leis que assegurem os direitos civis do público LGBT, que há anos luta pela criminalização da homofobia.
“O Brasil só será um país democrático de fato se incorporar todas as pessoas à cidadania plena, sem nenhum tipo de discriminação. O reconhecimento e respeito à diversidade e pluralidade constituem um fundamento da democracia. Percebemos um aumento significativo nos crimes contra o público LGBT e não podemos ficar de braços cruzados. Convidamos a população de Rio Branco a participar dessa marcha”, diz.