Andar pelo centro de Rio Branco para algumas pessoas, é um ato cercado receios, extress, barulho e calor. Mas na contramão desses fatores, um grupo de universitários oferecia um pouco de carinho e vários abraços a quem passava. Para quem não sabe, no dia 22 de maio é o Dia do Abraço.
Um gesto simples que pode trazer muitos benefícios, para a saúde emocional e física. Já que ao abraçar, o corpo libera algumas substâncias, como a ocitocina e a endorfina. Ambas são conhecidas pelo bem estar que causam, contribuindo para o aumento da felicidade. Essas substâncias são as mesmas liberadas ao comer um chocolate, por exemplo.
O contato físico com outras pessoas ajuda a reduzir os momentos de tensão. Com a elevação do nível de ocitocina, há uma diminuição da pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o estresse, a pressão arterial e combate a ansiedade.
A Campanha dos Abraços Grátis é um movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços para estranhos em locais públicos. A campanha começou em 2004 por um homem australiano conhecido pelo pseudônimo “Juan Mann”. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclipe postado no YouTube.