A cúpula da segurança pública do Acre lançou nesta terça-feira (20) um plano operacional para tentar conter a violência no Estado. As polícias Civil e Militar estarão juntos em operações diárias e ininterruptas para chegar aos criminosos que atuam principalmente nos furtos a residências.
Segundo o secretário de Polícia Civil, Emílson Farias, serão operações integradas e fortalecidas. A cada semana, os agentes vão para um regional e investigam todos os bairros. Na semana seguinte, é outra regional. Na quarta semana a força-tarefa segue para um município do interior do Estado.
Com esse novo perfil, a operação já tem início nesta quarta-feira, 21, com os policiais já de posse dos mandados de prisão e o mapa dos locais em que a ação atuará com mais rigidez. O setor de inteligência da polícia já mapeou e identificou os principais grupos que cometem crimes nos bairros. “Agora é operacionalizar o nossos levantamentos. Vamos chegar com força nos bairros e conter a criminalidade. Vamos chegar, chegando!”, completou.
A Polícia Civil vai colocar um delegado e agentes para trabalhar exclusivamente no momento em que acontecer crimes graves como homicídio. Esse grupo vai atuar assim que o crime for cometido.
A Polícia Militar vai continuar com a Operação Saturação, trabalhando junto com a Polícia Civil. Serão mais de 60 militares na operação. Ao mesmo tempo, serão reforçadas a ações comunitárias, nos presídios e o patrulhamento nas áreas rurais. A Secretaria de Segurança vai manter outros programas de ações preventivas.
Como por exemplo, o projeto ‘Vizinhança Solidária’, que visa distribuir quatro mil kits com apitos, adesivos, imãs de geladeira e panfletos que tem o objetivo de prevenir furtos e roubos em residências.
O mês de abril apresentou um pico, com 548 roubos registrados em Rio Branco, um aumento de 21,2% se comparado ao mês anterior, com 452 ocorrências, de acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
“Toda a equipe da segurança Pública de forma integrada, como sempre trabalhou, elegeu novas operações, fortalecendo aquelas que já existem, com o objetivo de dar maior sensação de segurança para toda comunidade”, afirma o secretário de Segurança Pública do Estado, Ildo Reni Graebner.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Anastácio, a corporação deve ganhar novos policiais para aumentar a presença da PM nas ruas. “Essa semana, deve sair o edital de convocação de novos homens para integrar a corporação. Vamos fazer um intensivo com aulas todos os dias com os convocados, passando, inicialmente, a parte básica e em um segundo momento eles estarão trabalhando com os veteranos para também fortalecer essas operações”, comenta.
A fiscalização no trânsito também deve ser intensificada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o aumento nas abordagens de motociclistas para tentar reduzir a circulação de possíveis assaltantes que utilizam este meio de transporte com frequência.