O fim de semana começou para o senador Jorge Viana com um café da manhã ao lado de lideranças comunitárias e partidárias da cidade de Xapuri. Ao lado dos ex-prefeitos Bira Vasconcelos e Júlio Barbosa, e de representantes históricos da cidade, como o Raimundão, Jorge, acompanhado do senador Anibal Diniz, foi à cidade fazer o lançamento da revista “Acreanidade”, que faz uma prestação de contas de seu trabalho no Senado Federal em 2013 e também uma abordagem sobre a história política do Acre e o modelo de desenvolvimento econômico baseado na floresta que se fortalece no estado.
A agenda em Xapuri foi realizada na pousada do João Garrinha, ao lado de lideranças da cidade. Em Xapuri, no ano passado, Jorge Viana criou o primeiro dos conselhos de mandato, que são grupos de pessoas interessadas em participar e ajudar na discussão de prioridades do mandato do senador em Brasília. Os representantes do conselho de Xapuri também participaram do encontro com o senador. Os moradores falaram sobre os problemas e desafios da cidade. “Ouvi muitas reclamações sobre o abandono da cidade. Conversamos também sobre economia florestal e o programa de manejo comunitário. Foi um encontro marcado pela emoção, até porque Xapuri é uma cidade símbolo dessa história do Acre que a gente buscou retratar na revista”, disse Jorge Viana.
O senador Anibal destacou a simbologia do lançamento da revista em Xapuri: “Esse é um momento especial, pois a revista fala sobre o sentimento de acreanidade. Me sinto muito feliz por estar em Xapuri, que é o berço da acreanidade”.
O ex-prefeito Bira agradeceu a presença dos senadores e lideranças. “Eu não consigo imaginar como é para dois senadores estarem tão próximos do povo. Essa revista traduz a forma de fazer política no Acre”, declarou.
A mesma emoção que marcou o início do encontro, deu o tom do encerramento. Todos os participantes cantaram juntos a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.
De Xapuri, Jorge Viana e o senador Anibal seguiram para o lançamento da revista em Brasiléia, reunindo lideranças da cidade e também de Assis Brasil e Epitaciolândia. Além de apresentar a publicação, o encontro serviu para ouvir os moradores da região e conversar sobre a situação do Alto Acre.
No encontro, Jorge Viana prestou homenagem ao ex-deputado e hoje secretário de Justiça e Direitos Humanos do governo, Nilson Mourão, e ao ex-deputado Zico Bronzeado. Também disse que a revista homenageia as ex-prefeitas Leila Galvão, de Brasileia, e Eliane Gadelha, de Assis Brasil, que ajudaram a consolidar importantes conquistas para essa região do Acre.
“Nesse encontro, nosso objetivo, além de entregar a revista, é criar união e ajudar o governo nessa luta pelo Acre. Quanto mais perto eu estiver de vocês, melhor mandato eu posso fazer em Brasília”, declarou o senador.
Visita ao jovem haitiano
A agenda em Epitaciolândia incluiu a visita ao jovem haitiano Jalens Volf August, de 15 anos, que está numa situação particularmente difícil na cidade. Sua mãe está na ilha francesa Martinica e o pai está nos Estados Unidos.
O senador Jorge Viana está empenhado em ajudar August a reencontrar a mãe e seguir com sua vida. Na semana passada, o senador reuniu-se com o embaixador da França no Brasil e, ao lado do presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, e da deputada federal Perpétua Almeida, Jorge Viana pediu uma intervenção da embaixada para ajudar o jovem haitiano.
“Estou certo de que a gente conseguiu ter no embaixador da França um aliado nessa causa. Ele deverá vir ao Acre no começo de junho para nos ajudar a resolver definitivamente esse assunto e fazer com que esse garoto, que está sofrendo longe de sua família, possa seguir viagem. Estou assumindo essa luta junto ao embaixador”, declarou o senador.