Hoje é o grande dia. Rio Branco vai ter um primeiro gostinho da Copa do Mundo. A Coca-Cola, maior apoiadora do torneio mundial desde a edição de 1974, traz o Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa para Rio Branco neste sábado, a partir das 9h da manhã até as 20h da noite. Um dos craques do Brasil em 1994, Mauro Silva, é quem virá repetir o ato simbólico de erguer a taça na capital acreana.
Para falar mais sobre esta chance de ouro para os acreanos de verem de pertinho a taça mais desejada do futebol, o diretor de Comunicação da Coca-Cola para a Copa do Mundo, Victor Bicca Neto, visitou o Jornal A GAZETA na tarde de ontem.
No evento de hoje, no Ginásio do Sesi, Victor Bicca só promete uma coisa: será uma grande festa. Uma oportunidade única para ver brilhando na sua frente um ícone do maior esporte nacional. E, quem sabe, transmitir toda a sua energia, a sua torcida para que a seleção brasileira levante, pela sexta vez na sua história, a taça do mundial. “Nem todos os brasileiros terão a chance de ver os jogos da Copa. Só 12 cidades sedes os receberão. Mas todos os estados terão a chance de ver a taça da Copa. É a nossa forma de levar o torneio para todo o país”.
Além da exposição do maior símbolo dos campeões no mundo da bola, o tour da taça em Rio Branco terá também muita música, apresentação de dança na área externa do Sesi, a presença do mascote oficial desta Copa, o carismático Fuleco e a exposição de bolas históricas que rolaram nas edições anteriores do torneio.
Além disso, Bicca ressaltou que serão prestadas as devidas homenagens aos grandes campeões já consagrados do futebol e outros campeões de cada local por aonde a taça passa. Em Rio Branco, os homenageados serão o jogador do Estrelão Adriano Louzada e Giovani Costa, que faz um belo trabalho social há quase 2 décadas ensinando Taekwondo para crianças do bairro Boa União.
“Esta é uma parte bem interessante do tour porque muitos dos jogadores que participam estão conhecendo melhor o país e estão tendo a chance de tocar de novo na taça. O goleiro Marcos, por exemplo, disse que penta, em 2002, mal teve a chance de encostar na taça. Agora ele pode levantá-la. O capitão do tetra, o Dunga, disse que um dia antes de cumprir a agenda no tour mal dormiu a noite pensando em ver de novo a taça e reviver um dos maiores momentos da sua vida”.
Para finalizar, Victor Bicca contou que o tour da taça percorreu 150 mil km e passou por 89 países. Ele começou em uma grande cerimônia no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril, foi para o exterior e agora está voltando para passar pelas 27 capitais brasileiras. O tour foi programado em 40 dias. Depois de Rio Branco ele segue para Porto Velho e termina no dia 1º de junho, em São Paulo.
Pessoas sem ingresso poderão a taça?
Victor Bicca disse que, caso as pessoas tenham perdido a chance de agendar a sua visita no site da Coca-Cola (os agendamentos terminaram à meia noite de ontem), elas ainda poderão, sim, conseguir ver a taça ao vivo. Ele conta que será organizada uma fila para que as pessoas sem ingresso tenham a oportunidade de participar das visitas. No entanto, vai depender da demanda das visitas já agendadas. Sobrando brechas, as pessoas na fila poderão entrar.
“Queremos receber bem as pessoas. Portanto, gostaríamos de frisar que as pessoas cheguem cedo. Quem deixar para a última hora pode perder a chance de ver a taça”, completou o diretor.
A organização só pede que as pessoas sem ingresso (que acreditam sempre no famoso jeitinho brasileiro para darem uma de ‘João sem braço’) cheguem cedo ao local. Os horários da passagem da taça pelo Acre são inalteráveis. Os portões abrem para o público, no horário local, às 9h da manhã e fecham às 20h (oito da noite). Após este horário, ninguém mais vai poder entrar.
O papel da Coca-Cola no torneio – Sobre a Coca-Cola ser o mais antigo patrocinador da Fifa para a realização da Copa do Mundo, muitos já devem saber. Afinal, a cada copa a Coca-Cola sempre está presente. O que poucos sabem é que a companhia é que escolhe os gandulas do torneio, seleciona os 12 jovens que carregam as bandeiras antes do início de cada partida.
Além disso, a Coca-Cola promove o torneio, faz o tour da taça e realiza a Fan Fest. Durante os jogos, Victor Bicca revelou que a Coca-Cola providenciou mais de 5 mil geladeiras novas, com gases naturais (menos nocivos para o meio ambiente) e que vão garantir refrigenrantes bem gelados para os torcedores.