A partir do final deste mês, os turistas bolivianos terão mais uma opção para viajar ao Brasil. A Amaszonas Línea Aérea está inaugurando dois voos diretos saindo de Santa Cruz de La Sierra com destino à Campo Grande/MS e Cuiabá/MT, cidade-sede da Copa. O voo atende a uma demanda crescente de turistas sul-americanos que visitam o Brasil, de acordo com o estudo da Demanda Turística Doméstica, do Ministério do Turismo. Os sul-americanos respondem por cerca de 50% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012 – e cerca de 112 mil deles eram bolivianos.
Segundo o gerente da empresa no Brasil, Dardo Gómez, Para 2105, Rio Branco também está nos planos da Amaszonas Línea Aérea. A previsão é que ainda este ano sejam lançados mais dois voos, com destino a Brasília e Foz do Iguaçu. “Nossa expectativa é ampliarmos nossa oferta, até março de 2015, para Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre”.
Os aeroportos brasileiros nunca receberam tantos passageiros quanto em 2013, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo. Foram cerca de 89 milhões desembarcando de voos domésticos e 9,4 milhões descendo no país a partir de voos internacionais em 2013, os maiores números desde o início da medição. O levantamento teve como base dados da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Apenas nos últimos seis anos foram 400 milhões de passageiros, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip). A previsão é de que até 2020 cerca de 211 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros viajem de avião.
A aeronave da Amaszonas Línea Aérea tem capacidade para 50 passageiros e fará 3 voos semanais para cada destino: terças, quintas e domingos para Cuiabá; e segundas, quartas e sextas para Campo Grande. Os voos começam a operar a partir de 22 de maio.