Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fecomércio/AC sugere redução do horário comercial nos dias de jogos da Copa

O comércio funcionará de maneira reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo. De acordo com a Fecomercio/AC, a modificação fica restrita aos dias de jogos da seleção brasileira, quando a sugestão é que o expediente comercial ocorra das 7h as 13h e não reabrirá.

“O objetivo é que haja sincronismo com os horários praticados pelos órgãos públicos”, explica o presidente da Fecomercio/AC, Leandro Domingos.

Já os supermercados suspendem as atividades fecham um hora antes dos jogos e voltam a trabalhar normalmente, após cada partida da seleção. De acordo com diretor da Associação de Supermercados do Acre, Aden Araújo, alguns atacadistas fecham uma hora antes dos jogos e não voltam a funcionar após os jogos do Brasil. O shopping Via Verde, a abertura das lojas será facultativo 1h antes e 1h depois após os jogos da copa. A praça de alimentação funcionará normalmente.

Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira joga nos dias 12, 17 e 23 de junho. A primeira partida, na abertura da Copa, o Brasil enfrenta a Croácia, às 17h, na Arena Corinthians (SP). A segunda partida é contra o México, às 16h, na Arena Castelão (CE). O terceiro jogo é contra Camarões, às 17h, no Estádio Nacional Mané Garrincha (DF). Os horários correspondem ao horário de Brasília.

Todos param – Copas anteriores mostram que, na prática, poucos trabalham quando a seleção brasileira está em campo. Em 2010, os ônibus ficaram lotados nas horas que antecediam as partidas do Brasil já que muitos funcionários foram dispensados para acompanhar os jogos – mesmo sem a adoção oficial de horários especiais. Com a Copa em casa, não teria como ser diferente.
As férias em parte das escolas públicas deverão coincidir com o período da Copa. Em alguns Estados, haverá dispensa em dias de jogos no Brasil. Instituições privadas deverão fazer o mesmo. Já servidores públicos federais deverão ser dispensados às 12h30 nos dias de jogos do Brasil na Copa.

Bancos vão reduzir em uma hora atendimento nos jogos do Brasil

COPA 3

Durante a Copa do Mundo, que inicia no dia 12 de junho, haverá alteração no horário de funcionamentos dos bancos, segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela. O atendimento ao público sofre redução de uma hora nos dias em que o Brasil entrar em campo e devem abrir por 4h.

As 57 agências bancárias que funcionam em todo estado, que geralmente abrem em dias normais das 8h às 13h, vão fechar as portas às 12h nestas datas. “Na segunda fase, ainda não sabemos o horário dos jogos, o Brasil teria que passar primeiro. Dependendo da classificação do Brasil, que todos nós torcemos, claro, vamos definir o funcionamento dos bancos durante este período”, explica Batistela.

Os benefícios econômicos da Copa do mundo para o Acre

Desde que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, em 2007, autoridades do Brasil têm exaltado o potencial do torneio para gerar empregos, acelerar investimentos em infraestrutura e atrair turistas com os bolsos recheados de dólares.

“O Mundial é uma oportunidade histórica para promovermos desenvolvimento socioeconômico no âmbito local e nacional”, disse em entrevista à rede BBC Brasil Joel Benin, assessor para Grandes Eventos do Ministério dos Esportes.

“Ele gerará 3,6 milhões de empregos, movimentará R$ 65 bilhões (este ano) e deixará um legado importante na área econômica”.

Nas últimas semanas, porém, alguns analistas têm advertido que o torneio pode decepcionar aqueles que esperam um efeito econômico significativo – seja no curto ou no longo prazo. Dois relatórios recentes, da agência Moody’s e da consultoria Capital Economics, por exemplo, chamam a atenção para o pequeno peso em relação ao PIB dos gastos potenciais dos turistas e investimentos em infraestrutura ligados ao evento.
Sendo o Estado do Acre próximo a duas das 12 cidades brasileiras onde serão realizados jogos da copa do mundo – Manaus (AM) e Cuiabá (MT) poderá ser beneficiado, mesmo que indiretamente, com os benefícios gerados pelo evento, considerando a sua condição estratégica para  corredor de exportação, além do seu  grande potencial para  o ecoturismo.

A Fecomércio/AC realizou em maio uma pesquisa sobre os benefícios econômicos da copa no Acre. O economista da Fecomércio/AC, Roberval Ramirez, explica que em função dos preços dos bilhetes para  acesso aos novos Estádios de futebol, nos dias de jogos da copa do mundo, assim como os custos  de  passagens aéreas, hospedagens nos hotéis, custos dos serviços de bares e restaurantes e locomoção urbana, tudo isso, aliado ao baixo nível de renda per capita do acriano, apenas 7% da população local deve assistir, diretamente nos estádios. “Da população acriana, 69% é incisiva em afirmar negativamente à indagação. Outros 24% não sabem e 15% não informam”, explica.

O levantamento mostrou que o consumidor acriano se mostra retraído para compras no período da copa. Apenas 54% acham que vão comprar mais, porém, as compras devem ser restritas a bens e serviços de consumo no período da copa do mundo, exceto aparelhos de TVs e outros bens duráveis, como churrasqueiras, que terão utilidade mesmo após a copa do mundo.

Outros 46%, se mostram mais cautelosos, com 14% destes  que  antecipam posição  em diminuição das  compras no período, considerando que o comércio de construção civil, de automóveis, dentre outros, além das vendas reduzidas no período, ainda terão atividades paralisadas em horários de trabalho nos dias de jogos da seleção brasileira.

Dentre os acrianos que acreditam em maiores gastos no período da copa do mundo, 26% destacam a compra de aparelhos de TVs, seguidos por 24% que devem gastar em compras de camisas da seleção brasileira. Outros 19% tem previsão de maiores gastos com a compra de bebidas.

Sair da versão mobile