Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ferramenta dá feedback automático ao profissional sobre participação em vaga

Qual profissional não fica ansioso para saber se vai ser chamado para uma entrevista depois de enviar o currículo para uma vaga que tem o perfil dele? Esse sentimento é comum nos candidatos, mas logo vira frustração quando as empresas não dão feedback, seja ele positivo ou negativo.

Infelizmente, essa é a realidade de quem busca emprego. Uma recente pesquisa da Curriculum, um dos maiores sites de emprego da América Latina, com 9 mil profissionais, mostrou que 91% deles não recebem feedback do selecionador da vaga após participarem de um processo seletivo. Ou seja, a ausência de uma resposta sólida é comum em diversos momentos.

Diante desse cenário, a Curriculum trouxe ao mercado de recolocação profissional uma novidade para quem está em busca de uma oportunidade e deseja ter feedback dos processos que participa: o MPS – Monitoramento de Processos Seletivos. A ferramenta, lançada em abril, de forma geral permite saber as probabilidades de ser chamado para uma entrevista presencial, sem depender da resposta verbal da empresa contratante, já que o sistema é que dá o feedback automático com base em estatísticas e nas ações que a companhia realiza no site, além de permitir saber quais processos já foram concluídos e quais estão abertos.

O MPS ainda possibilita o acompanhamento de cada etapa do processo seletivo em que o profissional está participando, desde o momento em que se candidatou à vaga até o fechamento dela, além de oferecer acesso a informações como, por exemplo, o quanto seu perfil atende aos requisitos da oportunidade, o número de concorrentes na mesma vaga, a posição em que se encontra entre eles na seleção, as datas de abertura e candidatura do anúncio, previsão de encerramento do processo seletivo, a quantidade de vezes que o currículo foi visualizado pela empresa, dentre outros dados significativos.

Segundo Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, essas informações são geradas a partir das próprias interações do selecionador com o sistema, incluindo a avaliação dos currículos. “Essa ferramenta não existia antes e surge agora nesta nova plataforma da Curriculum. Ela auxilia muito os candidatos em sua típica angústia desse momento, que mexe com sentimentos importantes de quem está desempregado. Ao mesmo tempo, entendemos a rotina corrida do RH, e a novidade também facilita o trabalho dele”, pontua o executivo.

No mesmo levantamento recente da Curriculum, os resultados mostraram que 98% dos profissionais entrevistados achariam de bom grado tomar conhecimento das chances de serem chamados para uma entrevista e 90% gostaram da ideia de poder ter um feedback automático do RH.
A nova ferramenta, adquirida por meio de planos, desenvolvidos para a necessidade de cada tipo de profissional, pode ser conferida em www.curriculum.com.br.

 

Sair da versão mobile