Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Exposição homenageia a Reserva Extrativista Chico Mendes e os trabalhadores da floresta

Exposição vem para reforçar os ideais do líder seringueiro
Exposição vem para reforçar os ideais do líder seringueiro

Como parte da comemoração dos 24 anos da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o WWF-Brasil e o Governo do Estado do Acre promovem a Exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta, uma mostra fotográfica sobre o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior Unidade de Conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que fazem parte da exposição foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo WWF-Brasil em setembro de 2013.

Com fotografias de Aurelice Vasconcelos (ICMBio), Fernanda Melonio (WWF-Brasil) e Leonardo Milano (ICMBio), o evento pretende mostrar a riqueza da biodiversidade existente na Resex e o dia-a-dia de seus moradores, assim como sensibilizar o grande público para a importância da manutenção da área. A abertura da exposição ocorreu na última sexta-feira, dia 9, na Biblioteca da Floresta, com a presença de vários moradores da UC.

Para que a comemoração seja estendida até o aniversário de 25 anos da Reserva, a mostra também terá uma edição itinerante dentro da Resex Chico Mendes, onde percorrerá os sete municípios do entorno da UC. A exposição fotográfica também será uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Acre.

De acordo com Silvana Souza, gestora da Reserva Extrativista Chico Mendes e curadora da Exposição, a unidade “representa um legado histórico de lutas do movimento socioambiental do Acre. O lançamento do evento no mês de maio tem um significado importante: trata-se de homenagem aos trabalhadores da floresta, homens e mulheres que arduamente construí-ram esta história”.

Para Ricardo Mello, coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a exposição é uma oportunidade para “divulgar como as parcerias ente moradores e instituições têm feito das áreas protegidas do Acre um exemplo de desenvolvimento sustentável para o resto do país”.

Serviço
Exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta
Local: Biblioteca da Floresta – Via Parque da Maternidade, s/nº – Centro, Rio Branco.
Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Sábados, de 14h às 20h. Entrada gratuita.

(Ascom WWF Brasil/ Foto: Leonardo Milano – ICMBio)

Sair da versão mobile