X

Exposição homenageia a Reserva Extrativista Chico Mendes e os trabalhadores da floresta

Exposição vem para reforçar os ideais do líder seringueiro

Como parte da comemoração dos 24 anos da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o WWF-Brasil e o Governo do Estado do Acre promovem a Exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta, uma mostra fotográfica sobre o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior Unidade de Conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que fazem parte da exposição foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo WWF-Brasil em setembro de 2013.

Com fotografias de Aurelice Vasconcelos (ICMBio), Fernanda Melonio (WWF-Brasil) e Leonardo Milano (ICMBio), o evento pretende mostrar a riqueza da biodiversidade existente na Resex e o dia-a-dia de seus moradores, assim como sensibilizar o grande público para a importância da manutenção da área. A abertura da exposição ocorreu na última sexta-feira, dia 9, na Biblioteca da Floresta, com a presença de vários moradores da UC.

Para que a comemoração seja estendida até o aniversário de 25 anos da Reserva, a mostra também terá uma edição itinerante dentro da Resex Chico Mendes, onde percorrerá os sete municípios do entorno da UC. A exposição fotográfica também será uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Acre.

De acordo com Silvana Souza, gestora da Reserva Extrativista Chico Mendes e curadora da Exposição, a unidade “representa um legado histórico de lutas do movimento socioambiental do Acre. O lançamento do evento no mês de maio tem um significado importante: trata-se de homenagem aos trabalhadores da floresta, homens e mulheres que arduamente construí-ram esta história”.

Para Ricardo Mello, coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a exposição é uma oportunidade para “divulgar como as parcerias ente moradores e instituições têm feito das áreas protegidas do Acre um exemplo de desenvolvimento sustentável para o resto do país”.

Serviço
Exposição Resex 24 Anos: Afirmando os Ideais dos Trabalhadores da Floresta
Local: Biblioteca da Floresta – Via Parque da Maternidade, s/nº – Centro, Rio Branco.
Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Sábados, de 14h às 20h. Entrada gratuita.

(Ascom WWF Brasil/ Foto: Leonardo Milano – ICMBio)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: