O govenador Tião Viana realizou na manhã desta segunda-feira, 12, em frente ao Palácio Rio Branco, a entrega de R$ 13 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros do Acre. São 10 caminhões de combate a incêndios, além de outros de proteção individual, de logística, tanques reboques com moto-bombas e kits de combate a incêndios florestais. Cada regional do Estado receberá um caminhão – os demais ficarão em Rio Branco. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo da Amazônia.
“Estou diante de uma corporação que orgulha o povo do Acre. São R$ 13 milhões investidos em condições melhores de trabalho para que os nossos bombeiros sejam capazes de servir ainda melhor a nossa sociedade”, disse Tião Viana, ao ressaltar que nunca na história do Corpo de Bombeiros houve um investimento tão grande aplicado de uma única vez. Além disso, só no ano passado 251 novos soldados passaram a fazer parte da corporação.
Entre os equipamentos, os bombeiros receberam fardas, capacetes com lanternas acopladas e óculos de proteção. Aparelhamento de mergulho e roupas de combate ao fogo também foram entregues. Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flores, o momento é único: “Hoje se escreve uma página positiva na história da nossa corporação. Eu nunca presenciei um investimento deste porte. Agradeço imensamente ao governador Tião Viana por ter essa dedicação junto a nós”.
O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, aproveitou o momento para anunciar que mais sete caminhonetes serão entregues ao Corpo de Bombeiros, além de 168 coletes a prova de bala para a Polícia Militar, principalmente para os policiais que atuam na fronteira. Segundo o governador Tião Viana, a aquisição de uma escada magirus é o último desafio para a equiparação completa do Corpo de Bombeiros do Acre. A expectativa é da chegada do equipamento até o fim do ano.