A leitura é fundamental para Educação. E parece que as escolas particulares acreanas sabem muito bem disso. De acordo com estatísticas do QEdu, um portal aberto e gratuito com foco em dados educacionais, as escolas privadas do Acre têm os melhores números de todo o país em se tratando de acervos literários disponíveis aos alunos. Segundo a entidade, 93% das instituições de Ensino Particular do Estado possuem bibliotecas bem equipadas.
O 2º estado com melhores índices é o Amapá. Segundo o QEdu, lá, 89% das escolas da iniciativa privada possuem bibliotecas estruturadas. O fato de ambos os Estados terem uma quantidade pequena de escolas particulares colabora para que seus números sejam positivos.
Por outro lado, a rede particular de São Paulo (a que mais possui escolas privadas) é a que tem o menor número de escolas equipadas com bibliotecas do país: 39%. Em 2011, eram 38%, ou seja, a estruturação das bibliotecas lá acontece lentamente. Na esfera estadual, São Paulo também tem o menor porcentual de escolas com bibliotecas em todo o país: apenas 13%.
Com estes dados, o portal QEdu atenta para uma realidade deficitária das escolas brasileiras e que um projeto de lei em tramitação no Congresso visa mudar. O PL prevê a obrigatoriedade de um acervo com pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do país. Atualmente, o portal alerta que apenas 35% das escolas do país possuem bibliotecas com tal proporção de acervo (1 livro por estudante).
O Portal QEdu presta informações sobre alimentação nas instituições de ensino, serviços (água, energia, esgoto e coleta de lixo periódica), dependências (biblioteca, cozinha, quadra de esportes, laboratórios, sala de leitura, etc), equipamentos (DVD, impressora, retroprojetor, televisão e outros), tecnologia (internet e banda larga) e acessibilidade. Desde ontem, o portal também informa sobre os dados mais recentes do Censo Escolar 2013, infraestrutura e matrículas de todas as escolas públicas e privadas do Brasil, taxas de aprovação e evasão escolar.