O prefeito Marcus Alexandre efetivou nesta quarta-feira, 7, 66 Agentes Comunitários de Saúde, reduzindo a 37 os ACS que ainda não ingressarão ao quadro de servidores permanentes da Prefeitura de Rio Branco. A cada um dos ACS o prefeito entregou o decreto de efetivação. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio do Comércio, com a presença dos secretários Claudio Ezequiel, da Administração; Alexandrina Chaves, da Saúde; e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco, Augusto Pinheiro.
Na mesma cerimônia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) empossou outros 27 ACS aprovados no concurso realizado em 2012. Os Agentes Comunitários de Saúde não efetivados foram contratados através de concurso simplificado, alguns na década de 1990. Em 2007, a Câmara de Rio Branco aprovou projeto de lei que cria o cargo público do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Dos quase 500 agentes contratados temporariamente, mais de 300 foram efetivados, restando agora apenas o grupo de 37 cuja documentação está em processamento.
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) existe desde o início de 1990, mas foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997.
Marcus Alexandre falou com ênfase sobre as conquistas do sistema de saúde em sua gestão, como a drástica redução da incidência da dengue, os mutirões de saúde, os mutirões de odontologia, a abertura dos centros aos sábados, a cobertura vacinal e muito mais. “Estamos aqui resgatando a história e cumprindo compromissos e fazemos isso com honra, com o coração cheio de alegria”, disse o prefeito.
Ao final, ele fez questão de levar ao 1º piso do Palácio do Comércio os decretos das ACS Maria Joana e Maria Benedita, que preferiram não tomar o elevador para chegar ao 7º andar, onde aconteceu a cerimônia de efetivação. “Muito obrigado, prefeito. Deus o abençoe e a sua família também”, disseram as duas tomadas pela emoção de, após quase vinte anos, tornarem-se servidoras do quadro permanente da Prefeitura de Rio Branco. (Texto e foto: Ascom PMRB)