Reivindicando a contratação de novos profissionais, os carteiros da Central de Distribuição Centro (CDD), localizada na Rua Nações Unidas, realizaram uma paralisação por 24 horas na manhã desta sexta-feira, 30. As novas contratações visam otimizar o quadro de pessoal e reduzir a sobrecarga de trabalho naquela unidade que possui 43 carteiros para atender a 70 bairros em Rio Branco.
Segundo a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sentect), Suzy Cristiny, o ideal seria que o CDD tivesse no mínimo 52 profissionais para atender a grande demanda. “Nosso objetivo sempre é prestar um bom serviço à população, mas com o número de profissionais reduzido. Todos os trabalhadores têm uma sobrecarga nas funções e acabam adoecendo. Daí o problema só aumenta, vira uma bola de neve”, confirma.
Recentemente, os Correios contrataram 11 novos servidores, número ainda insuficiente de acordo com a presidente. “Há uma rotatividade muito grande, já que para muitos concursados a função não é interessante e acabam desistindo da vaga. Até que sejam efetuadas novas contratações leva tempo, mas as encomendas não param de chegar e os trabalhadores são sacrificados”, explica Suzy.
Segundo o diretor regional dos Correios no Acre, Samuel Oliveira, todas as medidas que podiam ser feitas para agilizar a contratação de novos servidores foram providenciadas. “Existe uma alta rotatividade no setor e os trâmites para contratação exigem tempo. Estamos aguardando a resposta de Brasília sobre as contratações para a unidade Bosque. Enquanto isso, nós tentamos oferecer melho-rias nas condições de trabalho. Mas, contratações e reajuste salarial, não é a diretoria regional que decide”, confirma. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)