Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac ainda pode entrar em greve: a decisão será tomada semana que vem

Professores acreanos ainda podem aderir greve nacional
Professores acreanos ainda podem aderir greve nacional

O Setor das Instituições Federais de Ensino (IFE) deliberou pelo indicativo de greve por tempo indeterminado. A decisão contrasta com a Associação dos Docentes da Ufac que levou para o fórum nacional a proposta da não realização da greve.

“Nossa posição foi vencida no Setor das Federais”, afirma o representante da Adufac no encontro realizado em Brasília nos dias 24 e 25. “Agora, nós estamos chamando para uma nova assembleia a ser realizada no dia 6 de junho para decidir se grevamos ou não e definir data caso o grupo reveja o posicionamento inicial”.

Lima destaca que todos os ritos estão sendo obedecidos. Após a Assembleia Geral do dia 6, outro representante da Adufac volta a Brasília para nova rodada de debates no Setor das Federais com consequente definição da greve. O professor Lima assegura que 14 instituições de ensino superior já definiram pela paralisação por tempo inteterminado.

Leia abaixo o documento elaborado pela Adufac explicando todo o processo:

ADUFAC SE POSICIONARÁ SOBRE A DELIBERAÇÃO DO SETOR DAS FEDERAIS QUE APROVOU INDICATIVO DE GREVE PARA JUNHO

Em Assembleia Geral, realizada no dia 23 de maio, com 50 participantes, a categoria dos docentes da Ufac deliberou pelo não encaminhamento do indicativo de greve, ressaltando, porém, a necessidade de intensificar a mobilização, aprofundar a discussão sobre os problemas locais, articulando com a pauta nacional, para enfrentar e pressionar o governo a efetivamente negociar, conforme acordo já assinado com o ANDES, Sindicato Nacional.

Entretanto, essa posição da Adufac não foi aprovada na última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFE), ocorrida em Brasília, nos dias 24 e 25 de maio, que deliberou sobre o “indicativo de greve nacional dos docentes das IFE por tempo indeterminado para o mês de junho”, sendo aprovada também a realização de rodadas de assembléias gerais das seções sindicais (entre os dias 2 e 6 de junho) para deliberar sobre data para deflagração da greve, cujas decisões serão encaminhadas novamente para discussão e deliberação na próxima reunião do Setor das IFE, convocada para o dia 7 de junho.

Em cumprimento às deliberações do Setor, a categoria dos docentes da Ufac será convocada para uma Assembléia Geral, a ser realizada no dia 6 de junho, a partir das 9h, para discutir e se posicionar em relação ao indicativo de greve com data de deflagração para junho, cuja pauta é a reestruturação da carreira docente, valorização salarial de ativos e aposentados, melhoria das condições de trabalho e defesa da autonomia das Instituições Federais de Ensino (IFE).

Rio Branco – AC, 28 de maio de 2014.

Diretoria da Adufac
Gestão “A luta é agora!”

(Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Sair da versão mobile