As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros do Acre receberam nesta terça-feira, 27, 20 novas viaturas e mais de 170 equipamentos para reforçar a prestação de serviços de segurança pública. A entrega foi feita pelo governador Tião Viana durante solenidade realizada em frente ao quartel da Polícia Militar (PMAC).
Os equipamentos e veículos, que somam investimento aproximado de R$ 1,5 milhão, foram adquiridos por meio de recursos da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), projeto criado na gestão da presidente Dilma Rousseff para fortalecer e integrar o policiamento e a proteção nas fronteiras brasileiras.
“O fortalecimento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil, a ação ostensiva e hoje nós estamos anunciando mais 215 policiais militares convocados como novos agentes que estarão nas ações de rua, perto da população. Graças a Deus em 26% os assaltos e reduzimos de 21 homicídios, no mês passado, para sete este mês. Isso demonstra o esforço da ação integrada contra o crime e o tráfico de drogas que vamos vencer”, comentou Tião Viana.
Reforço
No ato foram entregues sete camionetes de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros, 12 veículos para Polícia Militar, uma van para o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), duas motosserras (usadas para abrir espaço para pouso do helicóptero em caso de emergência) 168 coletes balísticos e material de perícia técnica (lanterna police – lanterna de longo alcance, trena laser – trena digital, que facilita e oferece maior precisão às medições da perícia, conjunto digital – equipamento utilizado em ambientes de crime, com uma luz mais potente e maior extensão de claridade , luz forense – permite o rastreamento de material não visto a olho nu, e espectrometria em infravermelho – permite a análise qualitativa e quantitativa de entorpecentes e outros materiais químicos encontrados na cena do crime).
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Alberto Flores, os investimentos permitem o fortalecimento da corporação e do comando. “Vamos ter mais reforço na atuação de combate aos incêndios florestais. Agora estamos no início da estiagem, é nessa época que surgem os focos de incêndios florestais, as viaturas vão nos ajudar a diminuir os focos de calor”, completou o coronel Flores.
O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, ressaltou que os materiais que foram entregues para a perícia técnica a qualifica porque facilita na preservação dos locais dos crimes e auxilia na identificação dos vestígios e coletas de provas contra a criminalidade. “Dessa forma o Poder Judiciário terá mais segurança para aplicar a lei”, frisou Graebner.