Em pronunciamento nesta quinta-feira, o senador Jorge Viana cobrou do Ministério dos Transportes e do Dnit, um plano emergencial de recuperação da BR-364, que liga Rio Branco a Porto Velho. O senador lembrou que a rodovia voltou a ficar alagada com a cheia do Rio Madeira e que o escoamento da produção continua prejudicado.
O tempo da viagem de carro, de Rio Branco até a capital de Rondônia, passou de 6 para mais de 10 horas, aumentando a dificuldade no abastecimento, o preço dos insumos e o custo de vida na região.
“Em defesa da economia do Acre, eu espero que o Dnit e que o Ministério dos Transportes apresentem um plano imediatamente, de recuperação. Não estou falando de centenas de quilômetros. Já me informei: a ação tem que ser feita nesse momento em apenas 10 km da rodovia, e de maneira mais importante em apenas 3 km. Pondo um número de empresas adequado, rapidamente a estrada pode ganhar uma fluidez”, defendeu o senador.
Jorge Viana mais uma vez destacou o empenho do governador Tião Viana no enfrentando das dificuldades decorrentes dessa cheia histórica e cobrou uma resposta das empresas e do governo federal sobre a suposta responsabilidade das hidrelétricas na causa da cheia do rio. “A população precisa, merece e deve ter uma resposta oficial, assinada e embasada tecnicamente para que não haja dúvida sobre algo que ocorreu e que causou tantos danos a Rondônia, ao Acre e inclusive à Bolívia e ao Peru”, disse.