Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 95 mil estudantes acreanos fazem provas da 1ª fase da Obmep

Chegou o grande dia para mais de 95 mil estudantes acreanos da rede pública de Ensino mostrarem o quanto são bom de números. Serão realizadas hoje, dia 27 de maio, as provas da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2014. Do Acre, os organizadores divulgaram que 95.631 alunos de 226 colégios públicos espalhados por todo o Estado vão fazer a prova.
Em todo o país, 18,19 milhões de estudantes de 46.712 escolas públicas vão participar do evento. Ou seja, 5.533 municípios (99.41 % do Brasil) serão representados.

A prova de hoje será da 1ª fase da Olimpíada. Ela terá 20 questões objetivas (ou de múltipla escolha) e serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, tendo como base os gabaritos fornecidos pela coordenação do evento. Após as correções, apenas 5% dos alunos com as melhores pontuações no teste passam para a 2ª fase da Olimpíada.

As escolas é que decidem os horários de aplicação das provas, conforme o seu próprio horário de funcionamento. Elas serão aplicadas para alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (Níveis 1 e 2); e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio (Nível 3).

A olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos patrocinados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A iniciativa foi criada em 2005 em forma de uma grande competição nacional para estimular o aprendizado de matemática nas escolas públicas do país. Fazê-los tomar ‘gosto’ pela disciplina desde cedo. Além disso, a Olimpíada vem se mostrando uma ótima oportunidade para os jovens mostrarem seu talento para todo o país.

A 2ª etapa da Obmep está marcada para o dia 13 de setembro. Nesta fase, as provas serão aplicadas em mais de 9 mil centros de aplicação espalhados pelo país. A correção será feita por professores indicados pelas coordenações regional e nacional do evento. Os alunos premiados serão divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) no dia 1º de dezembro.

No fim das contas, 6.500 estudantes receberão medalhas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze). Outros 46.200 ganharão menções honrosas.

Sair da versão mobile