O prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana lançam neste sábado, 31, às 8h, na Estrada Apolônio Sales, as obras de duplicação e urbanização de sete ruas e avenidas que estão entre os mais importantes corredores e vias estruturantes de Rio Branco: Estrada da Sobral, no trecho que vai da entrada da bifurcação da ETA I até a rotatória da Ceasa; Estrada da Floresta no trecho entre a Rua Omar Sabino até a rotatória do Via Verde Shopping; Rua Campo Grande, no bairro João Eduardo, desde o cruzamento da Estrada da Floresta com Estrada do Calafate até a Estrada da Sobral passando pela Rua São Salvador, que também será duplicada e urbanizada; Estrada Apolônio Sales e Rua João XXIII no segmento entre a Rua Alvorada e Antônio da Rocha Viana.
O valor dos investimentos ultrapassa R$60 milhões e é parte de um conjunto de ações articuladas com o objetivo de responder à crescente demanda por um sistema de mobilidade urbana, circulação e transporte de qualidade para o município.
O lançamento dessas obras coroa o esforço da Presidenta Dilma Rousseff, do governador Tião Viana, do ex-prefeito Raimundo Angelim, e das equipes técnicas da Prefeitura de Rio Branco. A decisão de se iniciar as obras neste final de abril foi tomada pelas comunidades que participaram das audiências públicas para debater os projetos. Nessas audiências, o prefeito Marcus Alexandre respondeu diretamente às perguntas dos moradores e comerciantes. As obras estão no âmbito da Fase 2 do PAC 2 do governo federal para as políticas de mobilidade urbana e social no País.
O PAC da Mobilidade para Médias Cidades é destinado às obras de infraestrutura viária. Entre as prioridades apresentadas pela Prefeitura de Rio Branco para esses projetos estão a construção de estações de integração de ônibus; a criação de corredores estruturantes para o transporte coletivo; o alargamento e urbanização dos corredores estruturantes.
Consenso com a comunidade – A mobilidade urbana em Rio Branco é trabalho prioritário em várias das ações da gestão Marcus Alexandre. Neste período do ano a mobilidade está no âmbito da Ação de Inverno, um conjunto de serviços realizados por centenas de máquinas, equipamentos e trabalhadores que percorrem os bairros fazendo limpeza, remoção de entulho, desobstrução de canais, melhoria de calçadas e rotatórias, operação tapa-buraco e vários outros serviços.
A intervenção da Prefeitura e do Governo do Estado nesses 7 corredores é resultado do consenso. Assim, nenhuma decisão será tomada e nada será feito sem que as pessoas envolvidas estejam plenamente cientes. Equipes técnicas percorrem casa a casa, comércio a comércio para falar do projeto.