27 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPF/AC recomenda aplicação de novas provas do concurso do Ifac

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
29/05/2014 - 19:56
MPF/AC recomenda aplicação de novas provas do concurso do Ifac
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC)  recomendou ontem, 28, que o Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac) notifique a empresa MS Concursos para que sejam corrigidas as diversas irregularidades verificadas na aplicação das provas  no dia 11 de maio de 2014 mediante a reaplicação das provas, o que deverá ocorrer às expensas da própria empresa organizadora.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A recomendação, assinada pelo procurador regional dos direitos do cidadão Pedro Henrique Kenne, baseia-se na Lei nº 8.666/93, nos editais 1 e 2/2014 do Ifac e no Contrato firmado entre o Instituto e a organizadora. A recomendação compreende, ainda, a necessária readequação do cronograma, dando-se a isso ampla publicidade, sem prejuízo da aplicação à empresa das penalidades administrativas cabíveis, conforme previsto em edital, no contrato e na Lei nº 8.666/93. O Instituto tem até o final do dia de amanhã, 30, para manifestar-se sobre o acolhimento da recomendação.

A medida foi tomada após a análise de documentação enviada pelo Ifac e pela empresa MS Concursos, realizadora do concurso, e também considerando o recebimento de dezenas de denúncias de cidadãos que participaram do certame, vários dos quais foram posteriormente ouvidos pessoalmente no MPF/AC. Contataram-se, entre outras irregularidades, falta de conferência da identidade dos candidatos no momento de entrada em várias salas de prova; violação de pacote contendo provas, seguida de omissão dos agentes da empresa responsáveis pelo registro de irregularidades; utilização de celulares por candidatos no momento da realização das provas; falta de adequado procedimento, orientação e fiscalização quanto aos celulares, com muitos candidatos permanecendo com os aparelhos em seus bolsos e indo ao banheiro – não tendo havido distribuição de sacos plásticos para seu armazenamento ou qualquer tipo de detecção de metal ou fiscalização nos banheiros; realização de fechamento de envelope de provas com menos de três candidatos presentes na sala, contrariando a previsão editalícia; erros de logística que acarretaram confusão no início da prova de importantes locais de realização, com atrasos consideráveis, além de falta de identificação visual da numeração das salas de prova.

Os fatos verificados dizem respeito à realização da prova em diversos municípios do Estado, nos dois turnos de aplicação de provas, envolvendo os diversos cargos disputados, não sendo possível excluir do quadro de generalizada desorganização do certame quaisquer cargos em disputa.

Pelo contrato firmado com o Ifac, a empresa responsabilizou-se textualmente por uma “perfeita” execução do concurso, sendo que ao Instituto Federal cabe fazer a notificação para que irregularidades sejam sanadas.
Sobre a recomendação – A Recomendação é instrumento previsto em lei pelo qual o Ministério Público posiciona-se sobre determinado fato e suas consequências jurídicas, indicando a pessoas ou entidades a atitude adequada a ser adotada. Trata-se de instrumento prévio à atuação judicial do órgão, e tem, entre outras, a função de impedir que se alegue, futuramente, desconhecimento acerca da ilegalidade de determinada ação ou omissão de administradores.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Telexfree será administrada por um interventor com supervisão da Justiça americana

Próxima Notícia

Tchê responde Moisés e questiona falta de apoio às Áreas de Livre Comércio

Mais Notícias

Comissão aprova projeto de Laura Carneiro com parecer favorável de Maria Arraes (foto) sobre proteção a vítimas de violência sexual (Foto: Kayo Magalhães/Câmara de Deputados)
POLÍTICA

Comissão da Câmara Federal aprova proibição de perguntas sobre vida sexual de vítimas de violência

27/09/2025
Parecer jurídico reforça que qualquer cidadão pode apresentar pedido de impeachment contra ministros do STF (Foto: Pedro França/Agência Senado)
POLÍTICA

Advocacia do Senado defende no STF validade da Lei do Impeachment para ministros

27/09/2025
Fundo Florestas Tropicais: expectativa é conseguir até US$ 25 bilhões com aportes de países e investidores privados (Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)
Geral

É preciso ter cuidado com fundo florestal ligado ao mercado, alerta geógrafo

27/09/2025
Caminhada pela Anistia deve reunir apoiadores em Brasília para pressionar por mudanças no projeto de lei do 8 de Janeiro (Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles)
POLÍTICA

Bolsonaristas de Norte a Sul convocam para novo ato por anistia em outubro

27/09/2025
Formação gratuita discute o papel da Cultura Viva no Brasil e na América Latina (Foto: Reprodução)
Geral

Pontão Batelão promove formação online sobre cultura popular; participantes serão certificados

27/09/2025
Elon Musk reage a documentos que o ligam à ilha de Epstein: “Narrativa falsa” (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Geral

Elon Musk diz que foi chamado por Epstein para visitar ilha e recusou

27/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Tchê responde Moisés e questiona falta de apoio às Áreas de Livre Comércio

Tchê responde Moisés e questiona falta de apoio às Áreas de Livre Comércio

Ferramenta dá feedback automático ao profissional sobre participação em vaga

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre