Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Ministério das Cidades, Cameli alerta prefeitos para cumprimento de prazos

Na capital da República desde o início da semana para participarem da 17º Marcha dos Prefeitos, os gestores acreanos se encontraram na tarde desta quarta-feira (14) com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

A reunião foi agendada pelo gabinete do deputado federal Gladson Cameli (PP), que, junto dos prefeitos, pediu a aceleração da liberação de recursos inseridos no restos a pagar do Orçamento da União, e alertar os prefeitos para os prazos no início das obras por conta das restrições em ano de eleições.

Apesar de muitos convênios entre o ministério e as prefeituras terem recursos assegurados no Orçamento, a burocracia acaba por emperrar a execução de obras importantes nas cidades. A principal reivindicação foi justamente a agilidade nesta liberação. Uma das preocupações é por conta das restrições impostas pela legislação em ano eleitoral para a transferência de verbas.

Uma das sugestões apresentadas é que os prefeitos procurem a Caixa Econômica Federal (CEF) para que acelere as medições das obras e a consequente garantia da liberação dos convênios. No encontro, tanto o ministro Occhi quanto Cameli asseguraram aos prefeitos o compromisso de atuarem para que os entraves burocráticos não inviabilizem suas gestões em 2014.

“Desde o início do meu mandato tenho tido como bandeira principal ajudar nossos prefeitos que passam por tantas dificuldades, e isso eu faço sem olhar a carteira de filiação deles. O nosso compromisso acima de tudo, é com a sociedade acreana, e se não estivermos unidos nesta ação de bater na porta dos ministérios fica impossível administrar os municípios”, destaca Cameli.

Ainda no ministério, o parlamentar aproveitou para cobrar a liberação e o empenho do credito extra no valor de R$ 4 milhões já indicados por ele para a construção de calçadas nos municípios acreanos. Entre as cidades beneficiadas estão Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá, Brasileia, Porto Walter, Bujari, Marechal Thaumaturgo, Epitaciolândia, Rodrigues Alves e Assis Brasil.

 

 

Sair da versão mobile