Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Números mostram redução de 49% nos índices de dengue na Capital

A incidência da dengue segue em queda em Rio Branco. Até a semana passada (identificada tecnicamente como 15ª semana epidemiológica) foram registrados 1.968 casos, 49% a menos que no mesmo período de 2013. De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 2013 foram notificados 3.893 casos da doença. Na 14ª semana epidemiológica, o recuo foi ainda maior comparando-se com igual período de 2013: os casos caíram 52%.

A Ação de Inverno já recolheu mais de 37 mil toneladas de lixo e entulho de mais de 200 bairros da capital. Essa operação vem fazendo de Rio Branco uma das cidades mais limpas e livre de focos do mosquito transmissor da dengue. A Ação de Inverno conta com 21 equipes, mais de 100 equipamentos leves e pesados, centenas de trabalhadores e apoio sistemático do conjunto de órgãos e secretarias da prefeitura e do governo. “No ano passado foram recolhidas 50 mil toneladas de lixo e entulho e neste ano deve ser 40 mil toneladas. A cada ano a cidade fica mais limpa e livre dessa doença”, disse Kellyton Carvalho, titular da Semsur.

Essa redução contínua significa que as ações desencadeadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco estão dando certo. De acordo com a Semsa, desde a primeira semana de janeiro os casos positivos de dengue estão sob controle. Além disso, com a contratação de novos profissionais através de concurso público, o combate à dengue e o atendimento à saúde da família avançou muito. Esses trabalhadores são responsáveis pelas visitas domiciliares, eliminação de focos do mosquito e aplicação de larvicida. Em caso de detecção de focos de dengue, os agentes fazem o bloqueio em quadra inteira, com borrifação em toda a área vizinha, aplicação de larvicida nas caixas d’água e orientação para as famílias. Entre vários procedimentos, são distribuídas tampas de caixas d’água para que as pessoas possam manter os reservatórios fechados e livres do mosquito.

É de ressaltar que a parceria com o governador Tião Viana, a Ação de Inverno, responsável pela limpeza da cidade e o reforço no quadro de profissionais da área da saúde foram decisivos para a drástica redução da dengue em Rio Branco. Executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A Ação de Inverno já recolheu mais de 37 mil toneladas de entulhos e outros resíduos em mais de 200, eliminando de modo considerável potenciais focos do mosquito aedes Aegipty, o transmissor da dengue.

Sair da versão mobile