Acompanhando a tendência de resfriamento global que vem ocorrendo nos últimos anos, em todos os continentes, o Acre também será atingido, ainda, neste mês de maio, por uma forte massa de ar frio de origem polar. Esta será só a primeira de uma série de ondas de frio intenso que atingirão a maior parte da Amazônia Ocidental, durante este ano de 2014, cujas temperaturas, em Rio Branco, poderão facilmente atingir 6ºC, durante o período do inverno, ou seja, em junho, julho e agosto.
Recordes de frio têm sido registrados em todas as regiões da Terra, inclusive, no Brasil, com as mais baixas temperaturas dos últimos 60 anos. No ano passado foram 15 dias, não consecutivos, de neve, no sul do nosso país. Rio Branco, em 2013, registrou temperatura em torno de 7ºC, com sensação abaixo de zero.
Ainda estamos no outono e o Brasil, a exemplo do que aconteceu, no anao passado, enfrentará geadas generalizadas e queda de neve, em vários estados, com temperaturas negativas, nas regiões serranas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Temperaturas baixas e recordes deste ano ocorrerão, ainda agora, em maio, nos estados do Centro-Oeste e, principalmente, em Brasília.
No Acre e em Rondônia, é alta a probabilidade de temperaturas abaixo de 15ºC, mas, devido aos fortes ventos, a sensação térmica será inferior a 9ºC, em alguns momentos, antes do final deste mês. Não está descartada a possibilidade de, em Rio Branco e em Brasileia, a temperatura cair para valores abaixo de 12ºC.
O inverno nem começou e os acreanos já terão que preparar os agasalhos.
Alertamos para a necessidade de as autoridades tomarem, antecipadamente, as medidas necessárias no sentido de amenizar o sofrimento daqueles que, sem agasalhos, sofrerão a adversidade do tempo frio.
A causa desse frio é a formação de um centro de alta pressão atmosférica na região da Antártida que causa o deslocamento de massa de ar polar para o Acre. Esse deslocamento é facilitado pelas terras baixas do centro da América do Sul e por outras condições atmosféricas que estarão favoráveis à incursão desse ar gelado que atingirá todos os acreanos, nos próximos dias.
O Tempo Aqui está acompanhando o desenvolvimento e o deslocamento dessa massa de ar frio e informará quaisquer alterações da sua intensidade, para mais ou para menos, e, também, quanto ao dia preciso que atingirá o Acre.
Portanto, acompanhe nossas atualizações, pois informaremos a data precisa, assim que as projeções do dia da chegada dessa frente fria e de sua intensidade ficarem mais consolidadas.
Antecipamos, apenas, que não haverá frio, no Acre, antes do dia 23. Até lá, o sol, o calor e as chuvas passageiras vão predominar no nosso estado.