Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Plano Bresser: Servidores da Saúde rejeitam proposta do governo

Servidores da saúde se reuniram para conhecer e decidir pela aprovação da proposta de pagamento do Plano Bresser na manhã desta quinta-feira, 15, em frente a Assembleia Legislativa do Acre. De acordo com o presidente Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Antonio Daniel, os servidores rejeitaram a proposta que pagamento, que segundo ele, reduziu de R$ 76 milhões para R$ 4 milhões.
Os servidores aguardam há 24 anos pelo pagamento do direito. “O grande problema era o déficit público, no qual o governo mais gastava do que arrecadava. Quase todos os servidores públicos federais ganharam na justiça essa reposição”, informou o sindicalista.

Tem direito ao pagamento 3.200 servidores. Segundo o presidente do Sintesac, a partir de agora o Tribunal Superior Trabalho será acionado com a expectativa de agilizar o pagamento. “Vamos ter que recorrer ao TST, os servidores não aceitam um valor abaixo do que é o direito”, confirma.

A ação trabalhista foi movida pelo Sintesac contra o governo do Estado. Os servidores querem a reposição das perdas salariais acumuladas no Plano Bresser, lançado em junho de 1987 no governo do ex-presidente José Sarney.  O STF deu um prazo de seis meses para a finalização do processo, que espira neste mês de maio. Os cálculos estão sendo realizados pela Justiça do Trabalho.

O Plano Bresser foi um plano econômico que tinha por objetivo dar sequência ao Plano Cruzado, que havia fracassado na tentativa de controlar a inflação.

Fotos/Odair Leal-A GAZETA

 

Sair da versão mobile