Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Congresso promulga emenda que garante a indenização para os Soldados da Borracha

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), promulgou nesta quarta-feira (14), durante sessão solene do Congresso Nacional, a emenda que estabelece o pagamento de abono, a título de indenização, de R$ 25 mil aos soldados da borracha, viúvas e dependentes.  A emenda nº 78/2004 vai beneficiar os seringueiros que foram cortar seringa na Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial. A indenização deverá ser paga em parcela única pelo Governo Federal.

Depois de 12 anos, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) agradeceu aos senadores acreanos Jorge Viana e Aníbal Diniz pelo trabalho em favor da matéria e disse na tribuna do Congresso: “hoje, é um dia histórico e que vai marcar o fim de um ciclo de anos de luta em prol da valorização dos nossos heróis da Pátria. Antes de mim, Aluízio Bezerra e Vanessa Grazziotin também lutaram com outros presidentes. Dilma foi a única chefe da Nação que se dispôs a conversar. Sei que eles merecem muito mais. Seria uma irresponsabilidade depois de 12 anos, rejeitar esses 25 mil e deixá-los esperando por algo que não teríamos como aprovar agora. Fiz questão de percorrer o Acre inteiro, fazendo grandes reuniões com os Soldados. E ouvi deles que queriam receber os 25 mil reais”.

Emocionada, Perpétua Almeida destacou os próximos passos da luta que será agilizar o pagamento. “A minha nova luta já começou: garantir logo a data de pagamento desses 25 mil reais. Já estou nas tratativas com o Planalto e, com a ajuda de Deus, em breve teremos a data do pagamento. Os soldados da borracha são testemunhas do quanto lutei. E continuarei lutando, pois só vou sossegar quando ver essa conquista dos 25 mil reais no bolso dos nossos idosos”. (Assessoria Parlamentar)

Próximo passo da luta será agilizar os pagamentos
Próximo passo da luta será agilizar os pagamentos. (Foto: Assessoria)

 

Sair da versão mobile