Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Debate na Ufac com o deputado Chico Alencar lembra os protestos de rua de 2013

Deputado lançará livro
Deputado lançará livro

O deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) participa em Rio Branco na próxima segunda feira, 2, de um debate sobre os protestos de rua de junho de 2013. O evento ocorre no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 15 horas, e é voltado para estudantes, professores e militantes políticos.

Promovido pelo coletivo Juntos!, o debate intitulado “2013 – o ano em que reescrevemos o Brasil: um ano das Jornadas de Junho e a implicações da Copa da Fifa” contará ainda com a participação dos ativistas Jaidesson Peres e Gabriel Santos.

Na ocasião, o parlamentar lança o livro de sua autoria chamado “A Rua, a Nação e o Sonho: uma reflexão para as novas gerações”. O livro, com apresentação do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ), traz uma análise sobre o momento atual da política brasileira a partir de algumas das frases escritas nos cartazes durante os protestos.

O Juntos! é um movimento nacional da juventude que surgiu em 2011 e vem conquistando a simpatia de todo o Brasil, principalmente com as manifestações de junho. Suas bandeiras principais são educação de qualidade, defesa do meio ambiente, combate ao preconceito e a busca por uma sociedade com igualdade e liberdade.

Biografia – Chico é professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, que encaminhou a primeira eleição direta das direções das escolas públicas do Rio de Janeiro, e foi um dos líderes do movimento das Associações de Moradores.

É deputado federal, eleito em 2002, reeleito em 2006 pelo PSOL, e mais uma vez eleito em 2010 com consagradores 240.724 votos, segunda maior votação de todo o Estado. Recebeu  cinco  vezes o “Prêmio Congresso em Foco” (2009  a 2013) como o melhor deputado do Brasil. Chico é autor de 28  livros (Assessoria/ Foto: Cedida)

Sair da versão mobile