O deputado Flaviano Melo (PMDB) criticou, em Brasília, o aumento abusivo de preços de diversos produtos e serviços em função da realização da Copa do Mundo no Brasil. O parlamentar chamou a atenção que em todas as cidades que vão sediar jogos da competição, a carestia começa pelo preço médio das poltronas dos estádios, segundo o parlamentar, muito mais caro do que foi cobrado na África do Sul e Alemanha. “Sem falar no preço da hospedagem nas cidades-sede, que aumentou muito em razão dos jogos”.
O parlamentar chamou a atenção ainda sobre o preço elevado que já está sendo praticado até mesmo nos pequenos restaurantes e fast foods espalhados pelas cidades, onde as seleções de futebol irão se apresentar. A carestia já motivou, inclusive, a procura por hospedagens e pontos alternativos para refeições rápidas. Além, é claro, de movimentar as redes sociais em busca de opções mais acessíveis para brasileiros e estrangeiros que procuram preços compatíveis com o orçamento disponível.
O deputado lembrou que a Copa – e posterior Jogos Olimpícos – serão decisivos para colocar o país no circuito de países capazes de realizar mega eventos a preços acessíveis para o grande público. Segundo o parlamentar, a falta de uma consciência empresarial necessária, a ânsia de lucro fácil ou ainda a as tarifas aéreas a preços abusivos podem comprometer uma oportunidade única de vender o potencial turístico de um país que tem tudo para atrair o turismo de massa. “Não tem sentido perdemos uma chance de ouro em razão de um despreparo inaceitável”.
Flaviano finalizou dizendo que vai torcer para que a Copa “venha ao encontro das expectativas populares e produza um espetáculo digno da nossa brasilidade”. (Assessoria)