Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores da Ufac decidem se entram ou não em greve na próxima sexta

Os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) seguiram o exemplo dos técnicos administrativos e anunciaram ontem, dia 21, que vão entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em âmbito nacional, após uma reunião do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Os professores acreanos fizeram uma paralisação de advertência nesta quarta, na Ufac, e determinaram que vão seguir o movimento em todo o país.

A Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) informou que o objetivo do ato de ontem dos professores foi abrir os olhos da sociedade para as dificuldades encontradas pela categoria. Desde o começo de abril a Andes está tentando avançar em negociações com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), mas não tem êxito.

As principais pautas de reivindicação da classe são: estruturação da carreira docente, autonomia universitária, valorização salarial de ativos e aposentados e às condições de trabalho. A classe também quer que as universidades tenham autonomia para desenvolver um plano de carreiras para os docentes, valorizando cada titulação dos professores.

Novas assembleias nacionais devem acontecer ao longo dos próximos dias, a fim de se avançar nas negociações entre o MEC e a Andes. Caso um diálogo não seja estabelecido, a corrente grevista nas universidades de todo o país não deve se romper.

 

Sair da versão mobile