Aproveitando a chegada da Taça da Copa neste sábado, 17, o movimento suprapartidário Plataforma de Ideias promove ‘Apitaço: Copa pra Quem?’, a partir das 10h30, no Ginásio do Sesi. O grupo pretende alertar a sociedade sobre os gastos com o mundial, que será realizado no Brasil em menos de um mês, contra a corrupção e a violência no Estado do Acre.
A exemplo do Dia do Basta, realizado em junho de 2013, o movimento este ano é pacífico e apenas questiona a falta de critérios em priorizar políticas públicas para realização das obras para o evento. Além disso, os organizadores alegam que o movimento não é contra a realização da Copa.
O movimento se utiliza das redes sociais para convidar a população. Até o fechamento desta edição, mais de 3,5 mil pessoas já tinham sido convidadas. Em outras capitais do país, também foram realizados manifestos contra os gastos astronômicos feitos com dinheiro público para a realização da Copa, enquanto a população padece. Algumas das manifestações terminaram em atos de vandalismo.
Desde 25 de janeiro, após a primeira grande manifestação do ano contra a Copa do Mundo no Brasil, ganhou corpo na internet uma campanha orquestrada para desqualificar os que criticam a realização do megaevento.