Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após vencer o Prêmio Educador Nota 10, professora do Acre comprova que faz a diferença na vida dos alunos

Professora Bernadete Rocha
Professora Bernadete Rocha faz a diferença

A Fundação Victor Civita (FVC) realiza há 17 anos o Prêmio Educador Nota 10 e com ele está promovendo novas conquistas na vida de educadores de todo o Brasil. Após se consagrar como uma das vencedoras da edição de 2007, a educadora Bernadete Rocha, de Rio Branco, no Acre, comprovou que a tarefa de ensinar faz a diferença no futuro das crianças.

Com o trabalho intitulado “Bichos esquisitos”, a professora da escola EM Francisca Aragão Silva aproveitou a curiosidade natural das crianças da Educação Infantil e desenvolveu com a turma um estudo sobre insetos. Com a ajuda e orientação de uma bióloga – responsável por fornecer os dados técnicos sobre os animais -, a investigação deu origem a um insetário e mais um livro de registros dos conhecimentos adquiridos.

“Ganhar o Prêmio significou uma grande realização profissional. Com este reconhecimento, soube que estava na profissão certa, pois é recompensador fazer a diferença na vida das crianças”, relembra Bernadete. “A admiração dos pais de alunos também aumentou muito, alguns exigiram que eu fosse a professora dos seus filhos. Meu compromisso é realizar um trabalho cada vez melhor”, afirma.

De acordo com Bernadete, esta iniciativa da FVC é uma “injeção de ânimo”, pois promove um resgate da valorização que todo educador busca na sua carreira, mas que é raro de encontrar. Ela também comenta que é importante para a preparação dos projetos “ter um esquema organizado de registros, não somente para participar da premiação, mas também para utilizar como um recurso na dia-a-dia das aulas. Além disso, é preciso acreditar que a experiência e os esforços são merecedores do prêmio”, ressalta.

Podem se inscrever  educadores das redes públicas e privadas e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais de todo o território nacional. Os professores devem atuar em Educação Infantil ou no 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo EJA), nas disciplinas de alfabetização, língua portuguesa, educação física, história, arte, língua estrangeira, ciências, matemática e geografia. Já diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais precisam estar à frente de turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo EJA).

Para selecionar os ganhadores, a Fundação Victor Civita avaliará a adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas pelos alunos. No final do processo de seleção, serão escolhidos os 50 finalistas que ganharão uma assinatura das revistas NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR DIGITAL, dentre os 50 finalistas, 20 serão premiados com um tablet. Destes, serão escolhidos os 10 vencedores que ganham, além de uma assinatura da revista NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR DIGITAL e do tablet, um vale-presente no valor de R$ 15 mil. Os 10 Educadores Nota 10 concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, no evento que será realizado no dia 20 de outubro, em São Paulo.

As inscrições vão de 5 de maio  a 6 de julho, e devem ser feitas exclusivamente no site: www.educadornota10. org.br. É preciso ler e aceitar o regulamento, preencher a ficha de inscrição e anexar o trabalho. (Assessoria do Prêmio Vitor Civita)

Sair da versão mobile