Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Disputa na Aleac vai ser acirrada e vereadores entram na briga

Artêmio deve se lançar à estadual e Vaz a federal
Artêmio deve se lançar à estadual e Vaz a federal

A dança das cadeiras na Assembleia Legislativa do Acre continua. Esse ano eleitoral é bem atípico dos demais. Pelo menos seis deputados da atual legislatura não disputarão as eleições de outubro concorrendo à reeleição. Outra novidade é que muitos vereadores de Rio Branco também concorrerão uma das 24 vagas.

Marcelo Jucá (PSB), Juracy Nogueira (PSB), Alonso Andrade (PSDB), Artêmio Costa (PSDC) e Eliane Sinhasique (PMDB) estão no páreo. Tem pouco mais de um ano que assumiram e os parlamentares mirins já entrarão em uma nova “briga política”.

De acordo com alguns analistas políticos, o vereador Artêmio Costa (PSDC) e a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) têm grandes chances de ocupar uma cadeira na Aleac. Por outro lado, os dois disputarão votos com nomes de peso dentro de seus partidos. No caso de Artêmio, brigará ao lado dos deputados Edvaldo Souza (PSDC) e Eber Machado (PSDC), que tentarão a reeleição. Já a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) tentará ocupar a vaga deixada pela deputada Antonia Sales (PMDB).

A renumeração dos vereadores de Rio Branco não é assim tão mal. Cada um faz jus a R$ 12 mil mensais reajustados no início de 2013. Já um deputado estadual recebe líquido, em média, R$ 20 mil por mês, fora a verba de gabinete, ou seja, aquele dinheiro destinado com a despesa do mandato.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Roger Correa (PSB) entende como natural a postura dos vereadores em disputar uma vaga de estadual. Pela luz da lei eleitoral não há impedimentos. Roger, que também disputaria uma vaga de deputado, recuou da decisão. Alegou questões familiares.

A pressão de vereadores e ex-secretários de Estado sendo candidatos, deixou muito deputado de orelha em pé. Os deputados Lira Morais (PEN) e Hélder Paiva (PEN) já deixaram claro que não serão candidatos. Outros ainda estão pensando na decisão que deve ser tomada até o dia 30 deste mês, quando finaliza o prazo para cada candidato dizer aonde disputará as eleições.

Alçando voo maior, o vereador Raimundo Vaz (PRP) disputará uma vaga de deputado federal. A expectativa é que seu partido forme uma chapinha com o PDT, do deputado Luís Tchê. (Fotos: cedidas)

Sair da versão mobile