A Polícia Militar do Acre realizou no início da noite desta sexta-feira, 13, a formatura de um grupo de 16 policiais que concluíram o segundo curso de Ações Táticas Especiais. A cerimônia contou com a presença do governador Tião Viana e de diversas autoridades. Os policiais formados pertencem ao Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O curso de ações táticas é um dos mais árduos para as polícias de todos os níveis. Os alunos tiveram aulas de formação de operações, salvamento aquático, proteção a testemunha, sobrevivência na selva, direitos humanos e muito mais. A turma começou com 48 membros, inclusive das polícias de Tocantins e Rondônia, além dos países vizinhos Peru e Bolívia. Ainda assim, dos 39 policias acreanos inscritos, apenas 16 finalizaram o curso.
O governador Tião Viana foi homenageado pela PM por ser um dos responsáveis diretos pela realização do curso. Além do governador, também foram homenageados o comandante da PM, coronel Anastácio, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, o coronel Gundim, o deputado estadual Jamyl Asfury e o secretário adjunto de Segurança, Gilvandro Assis.
Segundo o coronel Anastácio, o curso traz um resultado importante para o Acre. “Tanto para a corporação como para a sociedade, a verdade é que temos agora um grupo de profissionais treinados para as situações de combate e emergência mais complexas que surgirem”, relata.
Um dos formados pelo curso é o sargento Evízio. Ele retratou principalmente o esforço que foi a realização do curso, mas, acima de tudo, a superação e o resultado: “Estamos aqui com vontade e motivação. É com muita dificuldade que se forma um homem de operações especiais táticas. Vamos fazer a diferença na vida dos cidadãos acreanos”. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Sergio Vale/ Secom)