Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancos estarão fechados no feriado Corpus Christi e Catedral divulga programação

Numa mesma semana com jogo do Brasil na Copa e o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 19, a população deve ter atenção aos serviços que funcionam nesses dias. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento bancário nesta quinta-feira.

A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking ou Mobile Banking. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 20 (sexta-feira), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. Trata-se de uma das mais importantes celebrações do calendário da Igreja Católica por remeter ao sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo (a eucaristia).
A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A data foi escolhida em alusão à quinta-feira santa. A procissão de Corpus Christi é feita para lembrar a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.

A programação da Catedral Nossa Senhora de Nazaré inicia às 17h, seguida de procissão pelas vias públicas de Rio Branco. Nas paróquias, as celebrações serão realizadas pela manhã, também com adoração ao Santíssimo Sacramento.

A tradição foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, por meio das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve revelações de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

É tradição em Portugal e no Brasil que esta celebração seja ornamentada com tapetes coloridos. Antigamente, a rua de acesso à Catedral era decorada com de pó de serra. No entanto, tendo em vista o grande trabalho e dificuldade na limpeza, o pó foi substituído pelo tecido TNT, que é confeccionado por todas as paroquiais, através dos fieis do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

“A celebração de Corpus Christi na cidade de Rio Branco é a oportunidade de reunir as paróquias ao redor da Eucarística. Este é o único momento do ano que o Cristo eucarístico é levado às ruas das cidades. Esta cidade e todas que acolherem o Corpo de Cristo devem ser consagradas a Jesus, porque devemos viver em comunhão como uma família, com fraternidade, amor e paz. Que sejamos um só”, disse padre Massimo Lombardi, reitor da Catedral.

Sair da versão mobile