18 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com redução de mais de 50% no número de acidentes Detran bate meta da ONU

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/06/2014 - 20:16
Com redução de mais de 50% no número de acidentes Detran bate meta da ONU
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Departamento Estadual de Trânsito, Detran,  apresenta estatística parcial com o comparativo dos números de acidentes de trânsito durante o mês de maio nos anos de 2013 e 2014. O estudo realizado pelo setor de estatística do órgão é dividido em número de acidentes com vítimas e sem vítimas, número de óbitos, acidentes fatais e total de acidentes.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o momento é de comemoração. “Conseguimos atingir e até ultrapassar a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da Década de Ação pela Segurança Viária, que tem como objetivo diminuir em 50% os acidentes em todo o mundo durante o período compreendido entre 2011 a 2020”, diz Sawana.

A diretora atribui os números expressivos de redução à eficácia dos trabalhos desenvolvidos pela autarquia na área de educação, engenharia e fiscalização. “Nosso governador dedica um olhar mais que especial para o trânsito, principalmente no que diz respeito a salvar vidas, por isso trabalhamos incansavelmente nessa missão”, relata.

Em 2010 o Acre assinou, juntamente com os demais estados da federação, o pacto “Parada pela Vida”, lançado pelo governo federal, por meio do Ministério das Cidades e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).O pacto faz parte da Década de Ação pela Segurança Viária. Desde então o Detran/AC vem trabalhando com foco na meta estipulada pela ONU.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O Detran atua em três eixos bem definidos, são eles: Educação, Engenharia e Fiscalização. Paralelo a isso está o trabalho do setor de análise criminal da polícia militar e o setor de estatística do órgão que servem para nortear as ações a serem desenvolvidas. Durante os três primeiros anos e até o momento já foram investidos:
No mundo cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano vítimas do trânsito. Trata-se da nona causa de mortes. Matando mais do que as guerras, em números ganha das mortes por causas naturais. Além disso, 20 a 50 milhões de pessoas se ferem em acidentes a cada ano. “Esses números refletem na saúde pública, mas principalmente na qualidade de vida das pessoas, pois os que sobrevivem, muitas vezes carregam seqüelas pelo resto da vida”, destaca Sawana.

Para servidora pública e ativista das causas ligadas ao trânsito, Rebeca de Paula, essas medidas são importantes pois auxiliam na prevenção de acidentes. Ela mesma já se envolveu em um acidente grave, no qual perdeu metade da perna direita. “Saber que as ações do Detran estão se fortalecendo e obtendo resultados me deixa muito feliz. Desejo que ninguém sinta a dor que eu senti. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro e mais humano para todos”, desabafa.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo amplia benefício de saúde para servidores do Poder Judiciário

Próxima Notícia

PGE conclui recurso do caso dos 11 mil servidores

Mais Notícias

Oona Chaplin em cena de 'Avatar: Fogo e cinzas' — Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Novo filme da saga Avatar estreia no cinema de Rio Branco nesta quinta-feira

18/12/2025
Foto: Secom/Prefeitura de Rio Branco
2º destaque

Ano letivo de 2025 na rede municipal termina em 30 de janeiro de 2026, diz Educação

18/12/2025
Certame disponibilizou 91 vagas para diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran
6º destaque

Governo publica resultado final e homologação do concurso público do Detran nesta sexta

18/12/2025
Foto: Lyon Santos/MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família entra na reta final do prazo para atualização de dados de saúde em Rio Branco; veja o que fazer

18/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
1º destaque

Acre tem três municípios habilitados para receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

18/12/2025
Foto: Walcimar Júnior
5º destaque

Calor e chuvas rápidas marcam o fim de semana no Acre; Rio Acre deve se aproximar da cota de alerta

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

PGE conclui recurso do caso dos 11 mil servidores

Capacitação gera bons resultados entre socioeducandos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre