A Copa do Mundo, maior evento de futebol do planeta, motivou o departamento de educação ambiental e artesanato do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, “Arte Sólida”, a decorar o complexo hospitalar com as cores da bandeira do país. A maioria dos adereços utilizados na decoração foi resultado de doações de voluntários e dos próprios servidores do HC.
Segundo a educadora ambiental Rosangela Alves, a iniciativa serve como motivação aos pacientes e acompanhantes para aprenderem algo novo. “A arte além de distrair serve na interação social entre os indivíduos. Eu estava aqui e encontrei essas senhoras e já chamei para me ajudarem na decoração, por exemplo”, contou a educadora.
Uma das senhoras a quem a educadora se refere é Maria Paiva, que acompanha a mãe na hemodiálise há dois meses. “Gostei muito de ajudar a enfeitar o setor de nefrologia. Serviu para me distrair”, relatou Maria.
Já Adeilson Alves, que está com a esposa internada para realizar uma cirurgia na perna, diz que se sente em casa e que a decoração faz com que ele celebre esse evento tão grandioso que será realizado no país.
Alguns servidores também compraram seus adereços e camisas da seleção para celebrar o evento. A perspectiva é que todos os departamentos do Hospital estejam enfeitados até a estreia da copa.