Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Corpo de Bombeiro orienta sobre utilização de fogos de artifícios

Festa com muito barulho! Assim está sendo os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Além disso, o mês de junho também é marcado pelas festas juninas, o que potencializou a venda de produtos como foguetes, traques, bombas de murrão, estalos e artigos de decoração estão entre os itens mais procurados pelos consumidores. Para utilizar cada uma desses artigos, o Corpo de Bombeiros do Acre orienta sobre as instruções de segurança.
Primeiramente, os artigos devem ser adquiridos em lojas autorizadas, pois muitas pessoas vendem de forma ilegal, sendo alguns tipos proibidos para menores de idade. Queimas de fogos complexas têm que ser autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e apenas após a vistoria no local.

Vale lembrar que fogos de artifícios não podem ser soltos em vias públicas ou próximos de estruturas como hospitais e postos de gasolina. Além disso, o uso dos produtos sempre é arriscado e nunca deve ser associado ao consumo de bebidas alcoólicas e nem devem ser utilizados por crianças e menores.

Se acesos de maneira inadequada, podem provocar acidentes. Por isso é importante que o consumidor tome alguns cuidados, como acender as bombas apenas quando elas estiverem no chão.
As pessoas têm sempre que obedecer as regras da caixa, soltar longe de crianças, observar a área e tomar bastante cuidado depois da queima para não deixar resíduos no chão e mergulhar o material usado em água para evitar a reutilização.

Em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Não se deve colocar nada sob a área afetada e procurar uma unidade de saúde.

Sair da versão mobile