Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados votam na quarta, 25, projeto que cria cotas no SUS para produtores rurais

O deputado Eduardo Farias (PC do B) pediu à Mesa Diretora que coloque em votação na próxima quarta-feira, 25, o Projeto de Lei de sua autoria que cria um percentual de 20% para as pessoas que residem na zona rural do Estado no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar afirmou que não se pode tratar de modo igual o indivíduo que reside nas cidades e aqueles que habitam nas florestas.
“Não dar para comparar quem estar no Bosque com quem nasce no Paraná dos Mouras. Esse projeto revoluciona o SUS, que tem que ser equânime”, disse o deputado.

Eduardo Farias reforçou o convite aos demais parlamentares que com os jogos da Copa do Mundo e a eminente campanha eleitoral reduzem a presença nas sessões. Segundo ele, se aprovado o projeto, não ganha apenas ele, que é o autor, mas todo o parlamento. “Esse projeto, não por ser de minha autoria, mas engrandece o parlamento”.

Farias disse que o projeto tramita há 3 anos na Casa. Ele afirmou que a matéria passou por um processo longo de amadurecimento, ouvindo os 22 prefeitos e sindicalistas do Estado.  A ideia é melhorar o atendimento aos produtores rurais que, na maioria das vezes, não tem recursos para a estadia na cidade, diminuindo assim o tempo de espera para um atendimento ambulatorial.

Se aprovado, o texto segue para análise do governador Tião Viana (PT) que pode sancionar ou vetar a matéria.

No ano passado, Eduardo Farias conseguiu aprovar um projeto inicial de sua autoria que concede as servidoras públicas do Estado 6 meses de licença maternidade. O projeto virou lei ao ser sancionado pelo governador Tião Viana.

Sair da versão mobile