Duas fotografias de A GAZETA, produzidas pelo repórter Odair Leal, foram escolhidas para ilustrar o sexto volume de O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, que reúne imagens feitas por 97 fotógrafos de todas as regiões do Brasil e que ressaltam os fatos mais marcantes de 2013.
A presença de haitianos na fronteira com a Bolívia, em Brasileia, foi escolhida entre os temas de imagens de importância histórica. Além das foros de Odair Leal, o livro ressalta os protestos de rua em junho, a visita do papa Francisco, a Copa das Confederações e a prisão dos envolvidos no mensalão.
“É uma felicidade ter duas de minhas fotos publicadas na edição 2014. Minhas fotos preenchendo as páginas deste livro, que é uma referência no fotojornalismo brasileiro, é uma gratificação imensa”, comemora Leal, que se torna o primeiro fotógrafo do Acre a integrar a publicação.
Até então, não havia representante nas edições anteriores e por isso, apenas os grandes jornais estavam presentes.
Quem é Odair Leal?
Nascido em Rio Branco (AC) começou a carreira como estagiário no extinto jornal A Semana, em 1997. Após anos de carreira como fotojornalista acumulou trabalhos nos jornais A Gazeta, O Rio Branco, O Estado do Acre e A Crítica (AM). É especialista em trabalhos que exibem a desigualdade social e a miséria da região em que trabalha.