A Cia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (Emac) fará uma apresentação internacional, pela primeira vez, na Universidad Madre de Dios, em Porto Maldonado no Peru, no mês de julho. Sob a regência do maestro Afonso Portela, a Orquestra foi criada em junho de 2013, para fortalecer atividades artísticas musicais de grupos da escola, sendo composta por dois contrabaixos, um violoncelo, quatro violinos, duas violas, fagote, clarinete, saxofone e flauta.
Já o Coro surgiu em novembro de 2011. São vinte e três artistas cantores, divididos entre sopranos, meio sopranos, tenores e baixos. O Coral já realizou inúmeras apresentações pela cidade de Rio Branco, dentre elas, as festividades natalinas em frente ao Palácio Rio Branco.
O repertório conta com Antonio Vivaldi, Carmina Burana, Heitor Villa Lobos, além da música Ameno do grupo Era. Segundo o maestro, a confirmação da data da apresentação depende da liberação do transporte que levará a Cia.
“O convite se deu por meio do Cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldárrago e estamos tendo o apoio da Universidade Federal do Acre”, explicou.
Afonso Portela é natural do Acre, concluinte do curso de Licenciatura Plena em Música, na Universidade Federal do Acre (Ufac), e aluno dos mestres André Luiz Araujo e Marcelo Brum, além do especialista Romualdo Medeiros e o doutor Damin Keller.
Além de participar de festivais importantes como o Festival Internacional de Inverno do Valle Vêneto, em São João do Polêsine /RS, Afonso fez concertos no exterior e participou de cursos com cantores renomados como Max Jota. Atualmente, o maestro faz parte do corpo docente da Escola de Música do Acre.
(Foto: Divulgaçao)