Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jovens acreanos são destaques na Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil

Jhonny Willians e Israel Braga ganharam a Hackathon das OSCs
Jhonny Willians e Israel Braga ganharam a Hackathon das OSCs

Dois jovens acreanos com visão empreendedora em um ramo crescente, o campo do desenvolvimento de web. Israel Braga e Jhonny Willians são jovens desenvolvedores apoiados pelo Sebrae que viram o horizonte se abrir logo após a 1ª Semana de Economia Criativa Digital, realizada pelo Sebrae em dezembro de 2013 e que neste ano ganharam a Hackathon das OSCs, a Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil.

A Hackathon, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, aconteceu em Brasília, entre os dias 21 a 25 de maio, e contou com etapa preparatória durante a Arena da Participação Social. Dentre mais de 50 participantes, três projetos foram anunciados como vencedores, na tarde da terça-feira, 3 de junho, entre eles o Cebas Online, criado por Israel e Jhonny.

“Foi um experiência única, uma grande oportunidade, onde criamos um network bem maior, saímos da nossa região para expandir. Ficamos felizes em saber que nossa região se compara a regiões lá fora também, eles tem praticamente a mesma base de conhecimento. Não tem essa de atrasado”, conta Israel.

O Cebas Online junto aos projetos tigre e ParticipaOSC foram escolhidos para amadurecimento de projeto no Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, cuja próxima etapa acontece ainda este ano em Brasília.

Os projetos apresentaram diferentes níveis de desenvolvimento, tanto em relação ao grau de complexidade quanto aos modelos, mas buscaram de forma comum (criar/desenvolver/implementar/apresentar) ferramentas para facilitar o dia a dia das organizações ou dar visibilidade ao trabalho que essas realizam em parceria com o Poder Público, utilizando-se de bases de dados provenientes na maior parte de ministérios e órgãos governamentais.

Cebas online
Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social Online – A ferramenta cria-da tem o objetivo de informatizar o processo de certificação de entidades beneficentes de assistência social certificadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Utiliza a base de dados já existente do Cebas como ponto de partida para pré-cadastro de entidades. Os desenvolvedores disponibilizaram um link provisório, apenas para apresentação do sistema (protótipo) softfusion.com. br:8080/sebas/

Médio e longo prazo
Os amigos que há cinco anos trabalham com desenvolvimento de dados pretendem criar formalizar o negócio. “A nossa ideia é ter a nossa própria empresa de desenvolvimento o mais rápido possível, é nosso sonho, mas temos de analisar o mercado para começar bem, oferecer algo que desperte as pessoas”, conta Israel Braga.

“No Acre muitas ideias morrem ainda na cabeça dos criadores. O impasse é justamente esse. Todo nosso foco em querer aprender é para transformar as ideias em produtos comercializáveis”, pondera Jhonny Willians. (Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República/ Foto: Ascom Sebrae)

Sair da versão mobile